Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro do Esporte entrega equipamentos de ginástica rítmica em Santa Catarina

Ginastica rítmica

28/08/2015 13h20

Rede Nacional de Treinamento

Ministro do Esporte entrega equipamentos de ginástica rítmica em Santa Catarina

Aparelhagem será utilizada para iniciação esportiva e treinamento de atletas no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis

O Centro Regional de Ginástica Rítmica de Santa Catarina recebeu, nesta sexta-feira (28.08), seis conjuntos de equipamentos para ginástica rítmica. A entrega oficial foi feita pelo ministro do Esporte, George Hilton, no fim da manhã. A aparelhagem atende padrões olímpicos e é homologada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Os dois tapetes, um piso elástico, um plinto de madeira, um banco sueco e um espaldar já estão alocados no ginásio de esportes do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. O valor aproximado dos equipamentos é de 26 mil euros.

A aquisição dos equipamentos é resultado de convênio no valor global de R$ 7,3 milhões assinado em 2010 entre o Ministério e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Ao todo, foram adquiridos 1.010 aparelhos vindos da Alemanha, na maior importação já feita pelo Brasil para a ginástica. Os aparelhos são destinados para as três modalidades de ginástica – artística, rítmica e de trampolim – em 13 centros de treinamento em todas as regiões do país. Somente para a ginástica rítmica foram destinados 620 aparelhos. O objetivo é equipar todas as categorias e garantir que os atletas, de ponta e da base, tenham a melhor infraestrutura para treinar e competir em solo brasileiro.

GeorgeHiltonentregadeequipamentosFlorianopolis.jpg
Ministro George Hilton participou da entrega de equipamentos para a ginástica rítmica na capital de Santa Catarina. Foto: Ivo Lima/ME

A ação faz parte da estratégia do governo federal de nacionalização do legado dos Jogos Rio 2016, que inclui a aquisição de equipamentos esportivos a várias modalidades, o investimento em infraestrutura e a formação da Rede Nacional de Treinamento. O objetivo é que o legado do maior evento esportivo do planeta contemple todos os estados e o Distrito Federal.

“Vejo aqui em Florianópolis uma parceria interessante entre o governo federal, estadual e municipal, institutos e universidades. A integração de entes públicos e privados é o caminho certo para investir em esporte de alto rendimento, mas, sobretudo, na iniciação esportiva. Daqui sairão campeãs brasileiras, pan-americanas e, talvez, olímpicas. E, sobretudo, essas crianças serão campeãs na vida”, afirmou George Hilton.

“A prática esportiva precisa ser uma política de prevenção a doenças desencadeadas pelo sedentarismo. Atividade física na infância é imprescindível e fundamental para apreensão de valores para o resto da vida”, acrescentou o ministro.

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, o secretário de estado de Educação, Eduardo Deschamps, e a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, também estiveram presentes à cerimônia. Durante a entrega, as autoridades assistiram a apresentações de ginastas que já utilizam os equipamentos em seus treinamentos.

Luciene Resende destacou a importância dos centros regionais de ginástica, integrantes da Rede Nacional de Esporte. “São 13 centros espalhados pelo território nacional. Além da preparação de atletas para os Jogos Olímpicos, a entrega desses equipamentos cria uma cultura da ginástica pelo país”, afirmou Luciene. “Santa Catarina é celeiro de grandes esportistas, como a Luisa Matsuo, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Gualadajara 2011 e Rio de Janeiro 2007, e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Com esse Centro Regional de Ginástica, as crianças presentes aqui hoje podem seguir esse caminho”, concluiu Luciene Resende.

GinasticaRitmicaFlorianopolis.JPG
Novos equipamentos vão beneficiar atletas do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. Foto: Ivo Lima/ME

“Vamos fazer com que essa parceria com o Ministério do Esporte seja permanente e cada vez mais aperfeiçoada. Hoje, o benefício é da ginástica rítmica e, no futuro, podemos chegar a outras modalidades”, disse o coordenador-geral do Instituto Federal de Educação, Vendelin Borguezon.

Desenvolvimento da ginástica

Em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Fundação Municipal de Esportes, o instituto realiza um projeto de extensão Núcleo de Estudos na Ginástica, que contempla o desenvolvimento do esporte de alto rendimento na modalidade rítmica. Entre as 34 ginastas das equipes pré-infantil, infantil, juvenil e adulto que treinam no ginásio estão atletas que integram ou já integraram a seleção permanente de ginástica rítmica de conjunto e a seleção transitória infantil.

O projeto desenvolve, ainda, atividades voltadas para crianças nos primeiros anos escolares com objetivo de estimular a prática esportiva na modalidade e detectar novos talentos. As ginastas que se destacam são encaminhadas para o projeto de alto rendimento. 

Abelardo Mendes Jr. – brasil2016.gov.br