Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mineira abre Brasileiro de natação paralímpica com recorde nacional

Natacao paralímpica

25/10/2019 16h15

Natação Paralímpica

Mineira abre Brasileiro de natação paralímpica com recorde nacional

Ana Karolina Soares registra melhor marca brasileira dos 100m costas S14 depois de obter oito medalhas no INAS Global Games

Um recorde brasileiro abriu, na manhã desta sexta-feira, 25.10, o Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica, no CT de São Paulo. A competição conta com 317 atletas inscritos e encerra o calendário da modalidade em 2019. A nova marca foi estabelecida pela mineira Ana Karolina Soares, vencedora dos 100m costas da classe S14, para atletas com deficiência intelectual. A performance deu sequência aos bons resultados conquistados pela atleta nas últimas semanas.

Ana Karolina Soares estabeleceu nova marca nacional nos 100m costas: 1min11s94

Ana Karolina foi a principal medalhista do Brasil no INAS Global Games, competição exclusiva para deficientes intelectuais, disputada de 12 a 19 de outubro, em Brisbane, na Austrália. Foram oito pódios: dois ouros, duas pratas e quatro bronzes. No retorno ao Brasil, ela teve somente dois dias para se preparar para o Brasileiro. O que não a impediu de registrar 1min11s94 na prova desta sexta, 13 centésimos abaixo do antigo recorde (1min12s07). Ana Karolina venceu também os 200m medley (SM14), em 2min45s10.

"Estava demorando para sair essa marca nos 100m costas. Era uma prova em que eu estava esperando um bom resultado faz tempo, desde o Parapan de Lima. Sempre nadava na casa de 1min12 e hoje consegui, enfim, quebrá-la. Foi uma viagem complicada de retorno da Austrália, pois só tive dois dias de treino antes do Brasileiro. Mas está aí, o meu melhor tempo saiu", disse a atleta de 19 anos, nascida em Jesuânia (MG).

O INAS Global Games foi a segunda competição internacional em que Ana Karolina subiu ao pódio. No Parapan de Lima, em agosto, a atleta já havia conquistado três medalhas. Nos 100m costas, confirmou seu favoritismo e ficou com a medalha de ouro. Obteve ainda uma prata nos 200m livre (S14) e um bronze nos 200m medley da classe SM14.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)