Atletismo
Coreia do Sul
Michel Macedo volta à pista para o Slalom Especial em PyeongChang
O esquiador brasileiro Michel Macedo volta à pista do Yongpyong Alpine Centre nesta quarta-feira (21.02) para sua segunda e última participação nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Michel disputará a prova mais técnica do programa do esqui alpino, o Slalom Especial, com horário inicial às 22h (de Brasília). Inicialmente marcada para 10h15 (horário da Coreia do Sul), a prova foi antecipada em 15 minutos devido à previsão de fortes ventos para o local.
» Michel será o 82º esquiador a descer entre os 108 inscritos (veja a lista de participantes)
No sábado (19.01), ele fez uma boa descida no Slalom Gigante, mas perdeu uma das portas (passagem obrigatória no esqui alpino) no finalzinho do percurso e não se classificou para a segunda descida, quando as medalhas foram decididas.
"Estou treinando bem para o Slalom nos últimos dias. A pista de treinamento fica ao lado da pista oficial e as condições de neve estão bem parecidas entre elas, praticamente gelo puro", disse Michel. "Eu já sei onde estão as partes mais difíceis. Já conheço o local onde saí no Slalom Gigante, bem no final da pista, onde vários atletas também saíram. Mesmo assim não vai ser uma prova fácil", completou o esquiador de 19 anos, o mais jovem atleta da delegação brasileira na Coreia do Sul.
Michel Macedo fez sua descida no Slalom (esqui alpino) agora há pouco no Yongpyong Alpine Centre, nos Jogos Olímpicos de Inverno #Pyeongchang2018. Ele perdeu uma passagem obrigatória em uma das últimas portas e não terminou o percurso #AlpineSkiing pic.twitter.com/TEqS0xNZ3a
— Rede do Esporte (@RedeDoEsporteBr) 18 de fevereiro de 2018
Michel ainda sente dores no joelho esquerdo causadas por uma queda em treinamento no dia 6 de fevereiro. A contusão o fez desistir das provas de Downhill e Super G antes de estrear no Slalom Gigante. "As dores já não incomodam tanto. Na hora da prova eu não senti nada. Estava focado em fazer uma boa descida e me esqueci da dor", explicou. O downhill e o Super G são as disputas mais rápidas e que exigem que o atleta esteja 100% fisicamente. O Slalom Gigante (de sábado) e o Slalom Especial (desta quarta) são considerados provas técnicas.
Bolsa Atleta
Todos os integrantes da delegação brasileira em PyeongChang são apoiados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Além dos dez atletas que estão na Coreia do Sul - nove competidores e um reserva no bobsled -, outros 62 que competem em modalidades de gelo e neve também são apoiados pelo programa.
- Yongpyong Alpine Centre, sede das provas de Slalom Gigante e Slalom Especial em PyeongChang. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Conheça as provas de Esqui Alpino
Downhill
Cada atleta desce uma única vez, sozinho, a pista que tem inclinação entre 15 e 30 graus. A característica principal da prova é a alta velocidade, que pode atingir até 140 km/h. Quem descer no menor tempo fica com a medalha de ouro. Os esquis normalmente tem 2,5m de comprimento.
Super G
A inclinação é mais acentuada e as distâncias entre as portas são de pelo menos 25 metros, mas chegam a 60 metros, exigindo do atleta uma combinação de técnica e velocidade para fazer as curvas mais longas. A prova é decidida pelo tempo de uma única descida.
Slalom
É considerada uma prova técnica. Os esquiadores descem em zigue-zague e precisam de muita habilidade para passar entre as portas do percurso - são de 55 a 75 delas no masculino e 45 a 60 no feminino. A distância entre as portas varia de 75 centímetros a 13 metros. Cada atleta desce duas vezes, com tempos somados. A inclinação da pista é bem mais suave que no Downhill. O esqui de slalom tem cerca de 1,65m.
Slalom Gigante
A diferença para o Slalom é o percurso mais longo e as portas mais espaçadas, com 25 a 30 metros de distância entre elas.
Combinado
O evento inclui um downhill e uma descida de slalom no mesmo dia. As duas tentativas são somadas e a medalha de ouro vai para quem tiver o menor tempo combinado.
Galeria de fotos dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 (imagens disponível para uso editorial gratuito)
De PyeongChang (Coreia do Sul), Abelardo Mendes Jr - rededoesporte.gov.br