Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mayra é prata e Rafael Silva fica com o bronze no último dia do Grand Slam de Düsseldorf

Judô

23/02/2020 16h37

Judô

Mayra é prata e Rafael Silva fica com o bronze no último dia do Grand Slam de Düsseldorf

Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Buzacarini (100kg) lutaram pelo bronze, mas terminaram em quinto lugar

O Brasil fechou sua participação no Grand Slam de Düsseldorf, neste domingo, 23.02, com dois judocas no pódio. Mayra Aguiar, que defendia o título de 2019, ficou com a prata, enquanto Rafael Silva Baby (+100kg) conquistou o bronze. Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Buzacarini (100kg) também chegaram às disputas pelos bronzes de suas categorias, mas terminaram em quinto lugar.

Essa foi a sétima competição do judô brasileiro em 2020 com o país chegando à vigésima medalha na temporada. A classificação olímpica vai até 30 de maio e os convocados para Tóquio 2020 serão divulgados nos dias 01 e 02 de junho pela CBJ e pelo COB.

Mayra Aguiar durante do Grand Slam de Dusseldorf. Foto: Mayorova Marina/IJF

A competição marcou a estreia de Mayra Aguiar no Circuito Mundial em 2020 e a bicampeã mundial começou com tudo. O caminho até sua segunda final consecutiva em Düsseldorf começou com vitória por ippon sobre a equatoriana Vanessa Chala, na primeira rodada. Nas oitavas, passou por Alexandra Babintseva, da Rússia, por ippon novamente, e foi às quartas-de-final, onde derrotou a austríaca Bernadette Graff, nas punições.

O duelo de semifinal foi tenso e equilibrado, com Mayra mantendo a agressividade e a concentração em confronto aguerrido com a cubana Kaliema Antomarchi, a quem já havia superado outras sete vezes, incluindo a final dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Depois de forçar duas punições à adversária no tempo normal, Mayra foi decisiva no Golden score e liquidou o duelo com um waza-ari para garantir-se na final do Grand Slam.

Na decisão pelo ouro, Mayra foi para cima de Shori Hamada, mas a japonesa encaixou uma transição para a luta de solo. Mayra ainda escapou duas vezes, mas a japonesa conseguiu encaixar a imobilização para conquistar o ouro e deixar a prata para Mayra.

Rafael Silva só perdeu a semifinal. Foto: Mayorova Marina/IJF

Baby volta ao pódio

A segunda medalha brasileira na competição alemã veio com o peso-pesado Rafael Silva, o Baby. Desde o Mundial de Tóquio, em 2019, ele vinha batendo na trave, com quintos lugares em Tóquio, Brasília, Paris e um sétimo em Osaka. Isso porquê, na véspera dos Jogos Pan-Americanos e do Mundial, Baby fraturou a mão durante um treinamento no Japão e, desde então vinha buscando retornar aos pódios do Circuito Mundial.

A medalha da resiliência chegou para o pesado brasileiro neste domingo, em Düsseldorf, com vitórias sobre Erik Abramov (GER), Pedro Pineda (VEN) e Aliaksandr Vakhaviak, da Bielorrússia, algoz do brasileiro David Moura, na primeira rodada.

A única derrota foi na semifinal diante do campeão mundial de 2018, Guram Tushishivili (GEO), com uma punição bastante controversa para o brasileiro. Na luta pelo bronze, Rafael impôs maior volume de ataques e derrotou Richard Sipocz, da Hungria, nas punições para garantir a medalha.

Buzacarini e Bia em 5º lugar

O Brasil ainda teve outras duas chances de medalha, com Rafael Buzacarini (100kg) e Beatriz Souza (+78kg), que perderam suas disputas pelo bronze e terminaram em quinto lugar, após boa campanha nas preliminares.

Buzacarini venceu Daniel Dichev (BUL), Danilo Pantic (MNE), Karl-Richard Frey (GER) e Giorgi Chikovani (GEO), com direito a dois ipponzaços sobre o alemão e o georgiano.

Na semi, contudo, Rafael tentou um ataque e foi surpreendido pelo usbeque Mukhammadkharim Khurramov. Assim, teve que lutar pelo bronze com o húngaro Miklos Cirjenics. No combate pela medalha, Cirjenics conseguiu a projeção por ippon e ficou com o bronze. Buzacarini fechou a participação no Grand Slam de Düsseldorf em quinto lugar.

No pesado feminino, Beatriz Souza também começou bem, vencendo Paula Kulag, da Polônia, e Nina Cutro-Kelly, dos Estados Unidos, por ippon, até chegar às quartas. Nesta fase, a brasileira foi superada pela azeri Irina Kindzerska e teve de se recuperar na repescagem, vencendo Nihel Chekh Rourhou nas punições.

Com a vitória, Bia avançou à disputa pelo bronze do Grand Slam de Düsseldorf, mas caiu para a número um do mundo, a cubana Idalys Ortiz, que conquistou a medalha.

Pararam nas preliminares

Outros quatro brasileiros também lutaram neste domingo, mas não avançaram ao bloco final. David Moura (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) não conseguiram superar seus primeiros adversários e despediram-se mais cedo do Grand Slam.

As próximas competições da seleção principal no calendário internacional são o Grand Prix de Rabat, no Marrocos, de 06 a 08 de março, e o Aberto Pan-Americano de Bariloche, na Argentina, de 07 a 08 de março.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô