Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Maria Portela é campeã e Brasil encerra temporada 2017 com cinco pódios no World Masters de São Petersburgo de Judô

Judô

18/12/2017 14h18

Rússia

Maria Portela é campeã e Brasil encerra temporada 2017 com cinco pódios no World Masters de São Petersburgo de Judô

Além da peso-médio, David Moura ficou com a prata, Érika Miranda, Rafael Silva e Maria Suelen Altheman conquistaram o bronze na última competição do ano

A brasileira Maria Portela conquistou, neste domingo (17.12), o título do World Masters de São Petersburgo, competição mais importante do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) depois do Campeonato Mundial e que reúne apenas os 16 melhores judocas do mundo por categoria.

Foi sua primeira medalha em etapas desse nível e o único ouro do Brasil na competição. Além dela, David Moura (prata), Rafael Silva (bronze) e Maria Suelen Altheman (bronze) também foram ao pódio no último dia de disputas e o país fechou a competição em sexto lugar no quadro geral de medalhas, com um ouro, uma prata e três bronzes, contando com o terceiro lugar de Érika Miranda no sábado (16.12).

Maria Portela com a medalha dourada no pódio da categoria -70kg do Masters de São Petersburgo. foto: FIJ

Portela fez quatro lutas para conquistar sua primeira medalha em World Masters. Na estreia, bateu Gulnoza Matniyazova (UZB) por ippon e, nas quartas-de-final, superou a austríaca Michaela Polleres com um waza-ari no golden score. Na semifinal, a brasileira venceu a sueca Anna Bernholm por um waza-ari para se garantir na grande final contra a croata Barbara Matic, campeã mundial júnior em 2014. Mais agressiva, Maria forçou um shido à adversária, projetou-a marcando um waza-ari e encaixou a transição para imobilizar Matic por 20 segundos até o ippon.

» Leia também: Brasil encerra temporada 2017 como segundo melhor país do mundo no Ranking da Federação Internacional de Judô

Os pesados David Moura e Rafael Silva repetiram a dobradinha do Mundial e conquistaram, respectivamente, uma prata e um bronze. David venceu Temuulen Battulga (MGL) e Maciej Sarnacki (POL), caindo apenas na final para o georgiano Guram Tushishvili, algoz também de Baby nas semifinais. Na disputa pelo bronze, Rafael derrotou Battulga nas punições (3 shidos).

O outro bronze do domingo veio no pesado feminino em disputa caseira entre Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman, que levou a melhor sobre a compatriota. Eudardo Yudy Santos (81kg) também chegou à disputa pelo bronze, mas não passou pelo número um do mundo, Frank de Wit (NED), e ficou com a quinta colocação. De Wit foi o responsável por eliminar outro brasileiro, Victor Penalber, na primeira luta. A bicampeã mundial, Mayra Aguiar, terminou em sétimo depois de cair nas quartas para Madeleine Malonga (FRA) e na repescagem para Nathalie Powell (GBR).

Agora, a Seleção Brasileira despede-se de 2017 e só voltará ao Circuito Mundial em janeiro para a disputa do inédito Grand Prix de Túnis, na Tunísia.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô