Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Manoel Messias termina o triatlo em 28º

Triatlo

26/07/2021 03h17

Triatlo

Manoel Messias termina o triatlo em 28º

Brasileiro foi bem na bike e na corrida. Prova feminina será na terça, às 6h30 do Japão (18h30 de segunda no Brasil) e Brasil tem duas representantes

Satisfeito com seu desempenho em uma prova marcada pelo calor e pela umidade, Manoel Messias cumpriu o percurso do triatlo dos Jogos de Tóquio em 1h48min11s e terminou em 28º lugar. Manoel saiu da água em 49º, ganhou posições na disputa da bike,iniciou a corrida na 38ª posição e partiu num ritmo forte para fechar a prova. O ouro olímpico ficou com o norueguês Kristian Blummenfelt, que completou a prova em 1h45min04s. No pódio, ele foi seguido por Alex Yee, da Grã Bretanha (1h45min15s) e por Hayden Wilde, da Austrália (1h45min24s). 

26072021_manoel_messias32.jpg
Foto: COB

“A prova foi bem dura, rápida desde o começo. Na natação me faltaram dez segundos e acabei cortado do grupo principal. A bike eu praticamente puxei sozinho com outro atleta da Áustria. Acabou que consegui fazer uma boa bike, me senti bem, e o grupo da frente não conseguiu abrir tanto. Saí bem forte desde o início, vi que ia fazer uma boa corrida, então tentei tirar o melhor disso, principalmente nas duas últimas voltas, quando consegui ganhar bastantes posições”, afirmou o triatleta.

Manoel afirmou que a temperatura tornou a prova mais dura. Com a água mais quente, o início da bike se torna mais complicado. Algumas nuvens no céu ajudaram a aplacar o calor em algumas etapas da disputa, mas a umidade não deu trégua. “Você fica suando o tempo inteiro, perdendo água o tempo inteiro. Em alguns momentos, sentia tão abafado que se não jogasse água na cabeça para refrescar, podia ter de desistir”, disse.

No ciclo entre os Jogos Rio 2016 e Tóquio 2021, o investimento direto do Governo Federal via Bolsa Atleta no triatlo superou a cifra de R$ 11,5 milhões para integrantes da modalidade que se destacaram em competições nacionais e internacionais.

A vez delas

Nesta terça-feira será a vez de as mulheres competirem. Luisa Baptista e Vittoria Lopes estreiam às 6h30 do Japão (18h30 de segunda no Brasil) no Odaibe Marine Park. Elas contarão com a torcida de Manoel, assim como fizeram com o companheiro de equipe.

“Somos um grupo bem jovem, junto desde a categoria júnior. Um torce um pelo outro freneticamente. Quero que elas encaixem uma boa prova. Sei que acordaram cedo para torcer por mim. Amanhã vou fazer o mesmo. Tenho certeza de que elas vão representar bem o Brasil”, afirmou o triatleta.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil