Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Luto: Luiz Alberto de Oliveira, treinador consagrado, morre no Catar

Atletismo

01/07/2021 01h55

Atletismo

Luto: Luiz Alberto de Oliveira, treinador consagrado, morre no Catar

Responsável pela carreira do campeão olímpico Joaquim Cruz e de vários outros consagrados teve parada cardíaca nesta quarta (30.06), depois de lutar contra doença renal

Luiz Alberto de Oliveira, um dos maiores treinadores de atletismo do Brasil e do mundo, com atletas ganhadores de diversas medalhas em Olimpíadas, Mundiais e Jogos Pan-Americanos, faleceu nesta quarta-feira (30.06), em Doha, no Catar, onde estava trabalhando há até pouco tempo. Ele estava internado tratando de problemas renais e teve uma parada cardíaca.

Luiz Alberto ao lado de Joaquim Cruz, Agberto Guimarães e Zequinha Barbosa: um visionário. Foto: Arquivo pessoal

De temperamento forte e de competência ímpar, Luiz Alberto foi o responsável por toda a carreira do campeão olímpico Joaquim Cruz, desde convencê-lo a deixar o basquete em Brasília até levá-lo às maiores glórias do esporte, como o bronze no Mundial de Helsinque-1983, o ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e a prata nos Jogos de Seul (1988).

“O Luiz Alberto foi um treinador uns 30 anos à frente de todo mundo. Estou muito chateado por ele não terminar a vida trabalhando no Brasil e não consigo definir a dor que estou sentindo”
Zequinha Barbosa

Fez o mesmo com uma legião de atletas, como Zequinha Barbosa, Agberto Guimarães, Hudson Santos, Sanderlei Parrela, entre outros do Brasil, sem contar com diversos competidores de outros países, que orientou nos Estados Unidos e no Catar. Ele foi técnico de supercampães como a norte-americana Mary Decker e Maria Mutola, de Moçambique.

“O Luiz Alberto foi um treinador uns 30 anos na frente de todo mundo. Estou muito chateado por ele não terminar a vida trabalhando no Brasil e não consigo definir a dor que estou sentindo. É uma grande tristeza”, comentou Zequinha Barbosa, que nos últimos meses foi um contato entre o treinador e outros atletas que ele orientou no Brasil e no mundo. Zequinha tem inúmeras conquistas, como as medalhas de prata no Mundial de Tóquio-1991 e de bronze no Mundial de Roma-1987, além do ouro no Mundial Indoor de Indianápolis-1987 e da prata em Budapeste-1989, também em pista coberta.

Agberto Guimarães, um dos melhores meio-fundistas da história do Brasil, ao lado de Joaquim e Zequinha, também deu um depoimento. “É triste saber que uma pessoa com a qual a gente conviveu parte importante da vida tenha falecido. Mas, ao mesmo tempo, acompanhando o que vinha acontecendo com o Luiz nos últimos tempos, a doença, ele descansou. E que Deus o tenha e ajude a família. Muito triste”, disse o campeão pan-americano dos 800m e dos 1.500m nos Jogos de Caracas-1983.

Luiz Alberto teve de retirar um rim em novembro passado e estava fazendo hemodiálise, enquanto esperava um possível transplante. Ele havia sofrido um AVC ainda no Brasil e recentemente teve de colocar seis stents. O pulmão, o coração e o fígado também foram prejudicados.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo