Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Luisa Stefani e Rafael Matos fazem história e conquistam título inédito no Australian Open

Atletismo

27/01/2023 12h36

Tênis

Luisa Stefani e Rafael Matos fazem história e conquistam título inédito no Australian Open

É a primeira vez que uma dupla 100% nacional fatura o troféu de um dos quatro maiores torneios do circuito mundial de tênis

Luisa Stefani, número 34 do mundo de duplas, e Rafael Matos, 29º no masculino, fizeram história no fim da noite desta quinta-feira (27.01), tarde de sexta-feira em Melbourne, na Austrália. A paulistana e o gaúcho conquistaram o título do Australian Open ao derrotarem na final a dupla dos indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(2) 6/2. Eles conquistaram o primeiro Grand Slam da carreira e se tornaram a primeira dupla 100% brasileira a vencer um dos quatro maiores torneios do esporte.

Foto: Divulgação/ CBT

Luisa e Matos entram para o Hall da Fama do tênis brasileiro com títulos de Major, ao lado de Maria Esther Bueno, com 19 conquistas entre simples, duplas femininas e mistas, Bruno Soares, com seis canecos de duplas masculina e mistas, Gustavo Kuerten, com seus três Roland Garros, Marcelo Melo, com duas conquistas em duplas e Thomaz Koch com o título de mistas de Roland Garros em 1975.

Luisa tornou-se a primeira brasileira a vencer um Grand Slam desde Maria Esther Bueno no US Open de 1968. "É um momento incrível, um sonho realizado. Especial demais dividir isso com o Rafa, é o nosso primeiro Grand Slam juntos. Fizemos história para o Brasil aqui na Austrália, e está sendo extremamente especial esse momento", disse Luisa. "Hoje era um jogo duro, sabíamos que haveria momentos nervosos, mas lidamos bem. Segurar e ganhar aquele primeiro set foi importante e nos saímos muito bem", explicou a tenista paulistana de 25 anos, que foi medalhista olímpica de bronze em Tóquio nas duplas femininas. 

Matos soma seis títulos de ATP na carreira, cinco deles no ano passado e agora ergue o primeiro Slam e maior conquista. "Jogar com outra brasileira, uma amiga de muito tempo, é especial. Recebi mensagens de muitos brasileiros, de nossas famílias, amigos, foi especial esse momento para nós", disse.

Rafael, treinado por Franco Ferreiro e que viajou para a Austrália ao lado do também treinador da ADK Tennis, Luiz Peniza, destacou a realização de um sonho de criança: "Desde pequeno você sonha com momentos assim, e se tornar realidade é difícil de colocar em palavras. Dá um prazer enorme, a felicidade de olhar para trás, ver tudo o que trabalhou e sonhou se tornar realidade", completou.

The FIRST all-🇧🇷 team to win a Grand Slam mixed doubles title!

Rafael Matos • @Luisa__Stefani@wwos@espn@eurosport@wowowtennis#AusOpen#AO2023 pic.twitter.com/Aw4UDtZsOP

— #AusOpen (@AustralianOpen) January 27, 2023

Ymanitu e João Fonseca são vices

O Brasil ficou com o vice-campeonato na categoria Quad do tênis em cadeira de rodas com Ymanitu Silva e nas duplas da chave juvenil com João Fonseca. Ymanitu Silva, oitavo do mundo na categoria Quad, foi vice-campeão nas duplas ao lado do sul-africano Donald Ramphardi. Os dois caíram na final diante dos holandeses Niels Vink e Sam Schroder, por 6/1 6/3.

Ymanitu fez história ao ser o primeiro brasileiro cadeirante a jogar o primeiro Grand Slam do ano e já consegue a façanha de conquistar um troféu. Ele soma sua terceira final de Slam em quatro disputados. Foi vice de Roland Garros em 2019 e 2022, ambos nas duplas.

"Estou muito feliz com o vice-campeonato, quero agradecer a torcida durante essa semana e toda minha carreira. Receber esse carinho é importante. Sensação incrível disputar meu primeiro Slam aqui na Austrália, isso é importante pra mim”, disse Ymanitu.

Já o carioca João Fonseca, de 16 anos, ficou com o vice-campeonato de duplas da chave juvenil do Grand Slam. Principais cabeças de chave, ele e o belga Alexander Blockx foram superados pelos norte-americanos Learner Tien e Cooper Williams por duplo 6/4.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis