Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lucas Verthein garante vaga no Single Skiff do remo para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Remo

05/03/2021 17h39

Remo

Lucas Verthein garante vaga no Single Skiff do remo para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Contemplado com a Bolsa Atleta na categoria Internacional, Lucas venceu a disputa da Regata de Qualificação Olímpica, no Rio de Janeiro

Lucas Verthein confirmou mais uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O remador venceu a disputa do Single Skiff durante a Regata Continental de Qualificação Olímpica, realizada nesta sexta-feira (05.03), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Agora, o Brasil contabiliza 181 vagas confirmadas na edição olímpica do Japão.

Foto: Miriam Jeske/COB
"Não tenho palavras para descrever como estou feliz. Eu treinei muito mesmo! Foi algo que meu treinador Paulo Vinicius me ensinou: não desistir. O ano passado foi difícil para todo mundo e foi complicado treinar. Eu não sabia se estaria aqui ou não. Mas mantive a fé"

Lucas Verthein, classificado para Tóquio no remo 

“Eu não tenho palavras para descrever como estou feliz. Eu treinei muito mesmo! Foi algo que meu treinador Paulo Vinicius me ensinou a não desistir. O ano passado foi difícil para todo mundo e foi complicado treinar. Eu não sabia se estaria aqui ou não. Mas mantive a fé. Quando consegui a vaga para esse pré-olímpico, fiquei muito feliz! O remo é um esporte maravilhoso, o Brasil precisa conhecer mais esse esporte, já tivemos mais cultura de remo. Eu sonhei com isso e consegui chegar nesse momento”, destacou o atleta, em entrevista ao Comitê Olímpico do Brasil.

Na prova que abriu as competições do dia, o carioca já havia sido o mais rápido do skiff individual masculino (M1x), ao cruzar os 2.000 metros em 7min15s47. Além do Brasil, representantes do Peru, da Argentina, de Cuba, do Uruguai e do Chile também avançaram às finais. Já na decisão, o brasileiro liderou a prova desde o início e, apesar de pressionado pelo chileno Felipe Cardenas Morales, venceu com 1s040 de diferença.

“Tivemos a semifinal e eu sabia que tinha que pensar em ser primeiro sempre. Tive que buscar a melhor remada possível, relaxar mais, soltar mais a pá e isso me deu a primeira colocação na semifinal. Minha tática para a final foi usar tudo o que eu tinha. Sair forte, pois sabia que quando chegasse no final era tudo ou nada. Os remadores do Chile e da Argentina vieram forte e tirei tudo o que tinha e acabei me destacando e chegando em primeiro”, disse.

Lucas é contemplado com a Bolsa Atleta do Governo Federal na categoria Internacional. Outros três barcos brasileiros disputaram o Pré-Olímpico das Américas, mas apenas Lucas conseguiu a vaga para o país. O Brasil ainda tem outra chance de classificação no remo, durante o Pré-Olímpico Mundial, em maio, na Suíça.

Foto: Miriam Jeske/COB

Investimento

Uma parceria entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e a Confederação Brasileira de Remo ajudou a viabilizar o evento no Rio de Janeiro. O investimento estimado na parceria com a Secretaria Nacional de Alto Rendimento é de R$ 1,1 milhão, para despesas como locações de barcos a motor, estrutura flutuante, serviços médicos, medidas sanitárias, segurança, limpeza, divulgação, além da contratação de serviços de cronometragem especializada, hospedagem, acomodações, alimentação, locação de alimentos e mobiliários e contratação de recursos humanos.

Rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Remo (CBR) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB)