Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Leonardo de Deus carrega tocha em Valença e mira medalha no Rio

Atletismo

22/05/2016 21h47

Tour da Tocha

Leonardo de Deus carrega tocha em Valença e mira medalha no Rio

Especialista nos 200m borboleta e 200m costas, nadador que recebe a Bolsa Pódio convoca a torcida a apoiar os brasileiros nos Jogos

Cercado por uma multidão de moradores do bairro de Tento, em Valença-BA, o nadador Leonardo de Deus participou, neste domingo (22.05), do revezamento da tocha olímpica Rio 2016. Sonhando com uma medalha em agosto, o atleta, que recebe o Bolsa Pódio do governo federal, aproveitou cada metro de sua missão com a chama olímpica na cidade baiana. "É uma experiência única, um orgulho muito grande", disse. "É uma sensação maravilhosa estar nas Olimpíadas em seu país e ter a chance de carregar a tocha", destacou. "Só falta subir ao pódio olímpico para completar esse símbolo na vida do atleta", completou.

Campeão pan-americano, semifinalista olímpico, vice campeão do Pan Pacific Championship e já classificado para a Rio 2016, nos 200m borboleta e 200m costas, Leonardo elogiou o programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte e o investimento em atletas que estão iniciando até aqueles de alto rendimento. "A Bolsa-Atleta, não apenas a Bolsa Pódio, é um incentivo que o governo dá para os atletas, não apenas para os top, mas também para a base. A criação do Bolsa-Atleta Pódio foi primordial", reforçou.

Para ele, o suporte oferecido para treinamento, viagens e contratação de equipe multidisciplinar é essencial para os resultados. "E agora é hora de mostrar que todo esse rendimento valeu a pena. Vamos colocar em prática tudo o que recebemos", prometeu.

Leonardo de Deus durante o tour da tocha em Valença, na Bahia. Fotos: Rafael Brais/Brasil2016.gov.br/ME

Por fim, o nadador convocou a população a apoiar todos os esportistas do país durante os Jogos Rio 2016. "Fiquem na torcida pelos atletas brasileiros. É o maior evento esportivo do mundo, acontece no Brasil e temos que estar de braços abertos, botando energia positiva nos atletas."

Rafael Brais, brasil2016.gov.br/ME