Judô
Judô
Larissa Pimenta fica com o quinto lugar no primeiro dia do Grand Slam de Osaka
O judô brasileiro foi representado no primeiro dia do Grand Slam de Osaka, no Japão, pelo sexteto formado por Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Sarah Menezes (52kg), Eric Takabatake (60kg), Renan Torres (60kg) e Charles Chibana (66kg). O melhor resultado da seleção na madrugada desta sexta (22.11) veio com Pimenta, que terminou em quinto lugar após vencer três lutas e cair na disputa pelo bronze com a japonesa Chishima Maeda.
- Larissa Pimenta (de branco) foi superada apenas por duas judocas japonesas. Foto: Gabriela Sabau/IJF
Larissa começou com vitória por ippon sobre Sariuna Tsyzhipova, do Time de Refugiados. O segundo duelo foi contra a sul-coreana vice-campeã olímpica no Rio, Bokyeong Jeong, que fez luta dura diante da brasileira. O confronto foi para o golden score e Pimenta conseguiu um waza-ari para avançar às quartas de final do Grand Slam e enfrentar a número sete do mundo, Ai Shishime, do Japão.
A japonesa, bronze no Mundial Sênior deste ano, forçou os erros da brasileira e conseguiu vencer o duelo com três penalidades (shidos) para Larissa Pimenta, que foi para a repescagem.
Contra a canadense Ecaterina Guica, Pimenta precisou de dois minutos para vencer por ippon e chegar à disputa de bronze contra a japonesa Chishima Maeda. Na decisão do terceiro lugar, a anfitriã conseguiu um waza-ari logo no início da luta, administrou o resultado e forçou duas punições à brasileira, que terminou sua participação em quinto lugar.
Confira o desempenho dos outros brasileiros em ação nessa sexta:
Gabriela Chibana (48kg): estreou com vitória por ippon (estrangulamento) sobre Ka Lee Wong, de Hong Kong e caiu para Funa Tonaki (JPN) na segunda rodada por ippon. Tonaki sagrou-se campeã do Grand Slam de Osaka.
Sarah Menezes (52kg): venceu Christianne Legentil, de Ilhas Maurício, por ippon, na estreia, mas foi superada com um waza-ari na segunda rodada por Amandine Buchard (FRA), que foi campeã.
Eric Takabatake (60kg): perdeu na estreia para Dai Aoki (JPN) por ippon.
Renan Torres (60kg): derrotado pelo número um do mundo, Ryuju Nagaya (JPN), por waza-ari, na estreia.
Charles Chibana (66kg): venceu Chun Te Lien (TPE), nas punições, mas foi superado por Yuji Aida (JPN) nas oitavas de final, com um waza-ari.
Quarteto brasileiro no segundo dia
O segundo dia do evento terá outros quatro brasileiros em ação. Confira os confrontos iniciais:
Maria Portela (70kg) x Jeyoung You (KOR)
Eduardo Katsuhiro (73kg) x Evgenii Prokopchuk (RUS)
Leandro Guilheiro (81kg) x Adrian Gandia (PUR)
Victor Penalber (81kg) x Joshter Andrew (GUM)
As preliminares do Grand Slam de Osaka começam às 23h desta sexta, com as disputas por medalhas a partir das 5h deste sábado (23), nos horários de Brasília. Os duelos terão transmissão ao vivo e gratuita no site live.ijf.org.