Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna fecham a Seleção Olímpica de Skate

Geral

06/06/2021 12h03

Skate

Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna fecham a Seleção Olímpica de Skate

Na estreia da modalidade no programa oficial dos Jogos, Brasil conseguiu qualificar a cota máxima de atletas: serão seis na categoria Park e seis na categoria Street

Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna são os skatistas que representarão o Street masculino do Brasil nas Olimpíadas. O trio da Seleção Brasileira de Skate garantiu a vaga matematicamente na semifinal do Mundial de Street, em Roma (ITA), no sábado (05.06). Kelvin Hoefler (3º) avançou entre os 8 melhores para a decisão deste domingo. Giovanni Vianna e Felipe Gustavo ficaram na 18ª e 19ª posição.

Felipe, Giovanni e Kelvin: trio que brigará por medalhas em Tóquio na categoria Street. Foto: CBSk

“Agradeço aos meus parceiros que conseguiram essa vaga, o Giovanni e o Felipe, porque eles também andaram bastante e isso motivou um ao outro. É gratificante porque é a primeira vez que a gente vai estar lá. Vai ser uma experiência nova para mim e para todos. Não vejo a hora de chegar lá e representar o Brasil”, destaca Kelvin Hoefler.

“Acho que nunca me senti assim. Comecei a andar de skate em Brasília, em 98. Eu nem sabia que o skate ia ser algo olímpico, que ia ser profissão. Depois de tanto tempo, 22 anos de skate, o skate entrou nas Olimpíadas, fui fazer parte da primeira Seleção. Eu me sinto privilegiado por isso. Nem sei qual vai ser a sensação, mas só de estar lá entre os melhores representando o meu país deve ser um sentimento que só quem está lá sabe como é”, celebra Felipe Gustavo.

“Não estou nem acreditando até agora. Vim de uma lesão no joelho e acabou dando tudo certo. Estou feliz por isso, por ter conseguido andar de skate, mesmo não tendo passado para a final. Esse é o melhor sentimento. Minha família está muito feliz. Parece algo mágico”, comenta Giovanni Vianna.

No Street feminino, Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni haviam confirmado a vaga para os Jogos de Tóquio na sexta (04.06). Na categoria Park, a definição veio no fim de maio. Assim como no street, a equipe brasileira conseguiu qualificar o limite máximo de seis vagas: Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas no masculino, além de Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp no feminino.

Estreia e esperança de medalha em Tóquio

O skate é uma das novidades no programa olímpico de 2021. A modalidade vai estrear nos Jogos de Tóquio. Haverá um total de 80 atletas (40 em cada naipe, 20 para cada modalidade). Com a qualidade do elenco, o Brasil tem chances reais de brigar por medalhas nas quatro competições, no street masculino e feminino e no park masculino e feminino. O torneio na capital japonesa será no Parque Urbano de Ariaque, na mesma região em que serão disputadas as provas de ciclismo BMX.

Investimento federal

Dos 12 atletas selecionados, dez são integrantes atualmente do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro. Na modalidade Park, 100% são contemplados. Cinco são integrantes da categoria Pódio, a principal do programa, reservada a atletas colocados entre os 20 melhores do mundo, e Pedro Quintas pertence à categoria Internacional.

No Street, Pâmela, Leticia, Kelvin e Felipe Gustavo fazem parte da categoria Pódio. Rayssa só não integra o Bolsa Atleta porque, aos 13 anos, ainda não tem a idade mínima exigida, de 14 anos. Giovanni foi indicado pela Confederação Brasileira de Skate para integrar a próxima lista da Bolsa Pódio.

SELEÇÃO OLÍMPICA DE SKATE

PARK
Feminino
Dora Varella
Isadora Pacheco
Yndiara Asp

Masculino
Luiz Francisco
Pedro Barros
Pedro Quintas

STREET
Feminino
Pâmela Rosa
Rayssa Leal
Leticia Bufoni

Masculino
Kelvin Hoefler
Felipe Gustavo
Giovanni Vianna

rededoesporte.gov.br, com informações da Confederação Brasileira de Skate