Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Kawan Pereira fica em décimo na plataforma de 10m dos saltos ornamentais

Saltos ornamentais

07/08/2021 10h02

TÓQUIO 2021

Kawan Pereira fica em décimo na plataforma de 10m dos saltos ornamentais

O brasileiro, de 19 anos, entra para a história e já está de olho nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Cali no fim de 2021

A final masculina da plataforma de 10 metros dos saltos ornamentais contou com apresentações nota 10 do medalhista de ouro, Yun Cao (pontuação total 582.35), e do britânico Thomas Daley, que ficou com o bronze (548.25). O chinês Jian Yang chegou a 580.40 e garantiu a medalha prata. Kawan Pereira, único brasileiro na final de saltos ornamentais, fez 393.85 e terminou em 10° lugar. É a melhor colocação de um brasileiro nessa plataforma em Jogos Olímpicos.

08082021_saltos.jpeg
Foto: Gaspar Nóbrega/COB

"Estou bem feliz. Dever cumprido para mim. Foi um ano de altos e baixos. Tive uma lesão no pé um mês e meio antes de vir para cá. Foi difícil, mas consegui. Espero que o saltos ornamentais ganhe mais visibilidade e agradeço muito pela torcida. Senti as vibrações boas daqui. Este ano para mim ainda não acabou. Eu tenho duas competições: os Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021 e o Mundial Júnior da modalidade. Então terei poucos dias de férias e volto a treinar", disse o piauiense de 19 anos.

O atleta mais novo da maior delegação de saltos ornamentais da história olímpica brasileira fez um bom segundo salto e terminou com 79.20. Mas o salto seguinte acabou não saindo como ele gostaria e somou 46.20. A semifinal e a final ocorreram no mesmo dia, na manhã e na tarde deste sábado (7), no Japão, no Tokyo Aquatic Center.

Kawan foi o único brasileiro da modalidade que avançou para as semifinais. Isaac e Ingrid pararam nas eliminatórias. A equipe brasileira de saltos chegou a Tóquio com novos nomes abrindo espaço na história da modalidade. Dos quatro atletas convocados, apenas um já tinha tido experiência em Jogos Olímpicos: Ingrid Oliveira (plataforma 10m), que participou do Rio 2016. Luana Lira (trampolim 3m), Isaac Souza (plataforma 10m) e Kawan Pereira (plataforma 10m) eram estreantes.

Investimentos

No ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio, o Ministério da Cidadania investiu R$ 2,59 milhões nos saltos ornamentais por meio do Bolsa Atleta, maior programa de patrocínio individual do mundo. Entre 2017 e 2021, foram concedidas 133 bolsas em todas as categorias para os atletas da modalidade. Nas Olimpíadas no Japão, os quatro saltadores brasileiros são contemplados pelo programa.

Fonte: COB