Jogos da Juventude: Com recorde mundial, Matheus Santana é ouro em Nanquim
Matheus Santana chegou aos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, na China, focado. O nadador traçou como objetivo conquistar a medalha de ouro nos 100m livre e baixar a marca de 48s35. Neste sexta-feira (22.08), o brasileiro tirou o peso que ele mesmo colocou nas costas e conquistou a medalha de ouro e, alto estilo, com direto ao novo recorde mundial júnior, com a marca de 48s25. O excelente tempo de Matheus em Nanquim é o quinto melhor do mundo, entre adultos, até aqui em 2014.
A medalha de prata ficou com o chinês Hexin Yu, com 49s06, e o bronze com o alemão Damian Wierling, que fez 49,07. “A prova dos 100m é a que eu tenho mais facilidade de nadar. Então, consegui fazer uma boa prova. Entrei tranquilo e fiz a minha parte. Graças a Deus eu consegui melhor o meu tempo”, comemorou Matheus.
A medalha de ouro é o terceiro pódio de Matheus Santana nos Jogos de Nanquim. O brasileiro conquistou também com duas medalhas de prata, na prova de 50m livre e no revezamento 4 x 100m livre misto.
Matheus Santana figura entre os melhores nadadores da nova geração. O atleta considera baixar o recorde mundial a concretização do seu trabalho. “Até agora todos os pódios estão dentro do planejado. Estou muito feliz com os resultados. Fiquei bem cansado na prova dos 100m. Acho que quebrei um pouco o ritmo, mas consegui fazer 48s25 e baixar a marca”, completou Matheus.
O Brasil também entrou na piscina nesta sexta-feira nos Jogos Olímpicos da Juventude com Luiz Altamir. O brasileiro terminou a prova dos 200m borboleta na quinta colocação geral, com o tempo de 1min58s34.
Matheus Santana foi o destaque da natação brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014. O primeiro pódio, na prova do revezamento 4 x 100m livre misto, mostrou o potencial e a importância do atleta para a delegação brasileira.
O nadador entrou na piscina em sétimo lugar e conseguiu entregar a prova na segunda colocação para Giovanna Tomanik fechar a participação nacional com o pódio.
Favorito na prova dos 50m livre, Matheus foi surpreendido pelo chinês chinês Hexin Yu. A medalha de prata foi conquistada com o tempo de 22s43, com o chinês cravando 22s0.
Breno Barros, de Nanquim, na China – Ascom – Ministério do Esporte
Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras da natação? Então clique aqui