Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Invicto há mais de seis anos, Calderano defende domínio continental no Pan

Tenis de mesa

12/11/2021 10h33

Tênis de mesa

Invicto há mais de seis anos, Calderano defende domínio continental no Pan

Quinto do mundo, carioca tem 98% de aproveitamento em torneios individuais nas Américas. Além dele, Brasil terá Gustavo Tsuboi, Vitor Ishiy, Eric Jouti, Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Carol Kumahara

Quinto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano defenderá a partir deste sábado (13.11) um longo domínio continental na disputa do Campeonato Pan-Americano, em Lima, no Peru. O carioca está invicto há mais de seis anos em torneios individuais nas Américas, somando 98% de aproveitamento.

Em sua carreira, Hugo conquistou dez dos 11 eventos continentais que disputou: Jogos Pan-Americanos (2015 e 2019), Campeonato Latino-Americano (2014, 2015 e 2016), Copa Latino-Americana (2016), Campeonato Pan-Americano (2017) e Copa Pan-Americana (2018, 2019 e 2020).

Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Em Lima, Hugo novamente será o cabeça de chave número 1 do torneio individual e principal favorito ao título. A expectativa sobre o seu desempenho motiva o brasileiro a buscar mais uma conquista.

“A pressão continua a mesma. Já venho como favorito nos eventos nas Américas há anos e acho que, na verdade, o fato de sempre ter vencido os torneios aqui me dá mais confiança, e não mais pressão”
Hugo Calderano

“A pressão continua a mesma. Já venho como favorito nos eventos nas Américas há anos e acho que, na verdade, o fato de sempre ter vencido os torneios aqui me dá mais confiança, e não mais pressão”, afirmou.

Hugo chega embalado ao Pan: desde o histórico quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o carioca só venceu. O mesatenista conquistou o inédito título do WTT Star Contender de Doha, no Catar, no fim de setembro, e, há uma semana, enfileirou cinco vitórias na estreia por seu novo clube, o Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, na Champions League.

Além de mais uma oportunidade de reafirmar o domínio continental, o Pan será a última competição de Hugo antes do Campeonato Mundial individual e de duplas, que será disputado de 23 a 29 deste mês, em Houston, nos Estados Unidos.

“Vou ter que me preparar de uma forma um pouco diferente para o Mundial, disputando o Pan-Americano e depois com alguns dias de treinamento. Mas tenho claro na cabeça que preciso chegar ao Mundial no meu nível mais alto, no meu auge”, disse o brasileiro.

Time forte

O Pan-Americano será disputado de sábado até a próxima sexta (19.11), com torneios de simples, duplas e por equipes. Além de Calderano, o time brasileiro em Lima terá Gustavo Tsuboi (38º do ranking masculino), Vitor Ishiy (62º), Eric Jouti (92º), Bruna Takahashi (46ª do ranking feminino), Jessica Yamada (143ª) e Caroline Kumahara (145º). O Brasil tem diversos cabeças de chave. Se Calderano é o principal atleta do torneio, Tsuboi é o cabeça de chave número dois, seguido por Ishiy. Mas é exatamente Ishiy que defende o título de campeão: no último torneio, em 2019, no Paraguai, ele deu o grande salto de sua carreira, surpreendendo os favoritos e conquistando o primeiro lugar. Calderano não jogou o torneio. 

Nos torneios de equipes, o Brasil é um dos favoritos. A Seleção venceu o último duelo realizado nas Américas, o Pré-Olímpico, em outubro de 2019. No Pan-Americano daquele ano, um mês antes, os brasileiros venceram no masculino, enquanto as meninas foram vice-campeãs, depois de quatro anos de hegemonia.

No torneio deste ano, os brasileiros são os mais bem ranqueados entre os homens, e as mulheres entram como cabeças de chave número 4. Será o primeiro desafio delas sem Hugo Hoyama como treinador. Lincon Yasuda, coordenador de seleções e ex-técnico da própria Seleção feminina, será o interino.

No individual feminino, Bruna Takahashi é a quarta mais bem ranqueada. Em 2019, ela ficou com o vice-campeonato e, agora, mais experiente, atuando no tênis de mesa alemão e com bons resultados recentes em competições do Circuito Mundial, promete lutar pelo título. Nas duplas e equipes o Brasil também se destaca dentre os cabeças de chave. A parceria Ishiy e Bruna é a principal nas mistas, enquanto Ishiy e Jouti são a segunda melhor dupla na competição masculina.

Desafio antes do Mundial

O torneio vai servir como teste aos brasileiros que estarão no Mundial Individual e de Duplas. Com exceção de Jessica Yamada, todos estarão na competição em Houston, entre 23 e 29 deste mês. 

Em Lima, os atletas do Brasil poderão encarar adversários que também estarão nos Estados Unidos. No masculino, Marcelo Aguirre (64º), do Paraguai; Horacio Cifuentes (75º), da Argentina, Alberto Mino (80º), do Equador; e Brian Afanador (93º), de Porto Rico, são alguns dos destaques. Já, no feminino, a atenção está voltada para Adriana Diaz (17ª), de Porto Rico; Lily Zhang (35ª), dos Estados Unidos; Mo Zhang (42ª), do Canadá; e Melanie Diaz (69ª), de Porto Rico.

Fontes: Time Calderano e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa