Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano pulveriza promessa francesa e vence o WTT Contender da Tunísia

Tenis de mesa

06/08/2022 16h42

Tênis de Mesa

Calderano pulveriza promessa francesa e vence o WTT Contender da Tunísia

Brasileiro precisou de 35 minutos para bater Alexis Lebrun por 4 a 1. Ele fechou a histórica participação com apenas um set perdido

É campeão! E que campeão. Cinco jogos, cinco vitórias, dezessete sets vencidos e apenas um cedido. Foi com esse impressionante retrospecto que Hugo Calderano se tornou campeão do WTT Contender da Tunísia, na manhã deste sábado (6.08). Jogando na Salle Omnisport de Rades, em Túnis, o brasileiro se impôs por 4 sets a 1 sobre a revelação francesa Alexis Lebrun (37º no ranking mundial), de apenas 18 anos. As parciais foram de 11/7, 11/6, 11/7, 10/12 e 11/3.

A decisão começou com Calderano não conseguindo impor o ritmo avassalador dos demais jogos. Até iniciou na frente do placar, mas o francês conseguiu retomar a vantagem. Porém, apenas um dos sete pontos de Lebrun na parcial foram conquistados por mérito próprio. Os demais vieram de erros do brasileiro, que ainda tentava encontrar a forma ideal de jogar contra o europeu. Na reta final do set, Calderano marcou quatro pontos em sequência e fechou em 11 x 7.

Calderano com o troféu de campeão ao lado da vencedora na chave feminina, a chinesa Zhang Rui. Foto: ITTF/Divulgação

O brasileiro começou a dar show na segunda parcial. O francês ainda deu trabalho até o empate em três, mas depois Calderano impôs a sua categoria de número seis do mundo. Variando o jogo curto com bolas de muito efeito e velocidade nas diagonais e paralelas, chegou a pontuar sete vezes na sequência. Com o placar em 9 x 4, foi só ter calma para fechar em 11 x 6.

Contra as cordas, Lebrun começou o terceiro set agressivo. Mas foi por pouco tempo. O empate em 5 x 5 fez com que o francês pedisse tempo, tentando brecar o ímpeto e a escalada de Calderano na parcial. Não teve jeito, pois na hora certa o brasileiro encaixou seus golpes e o francês sucumbiu psicologicamente, ao ponto de errar a execução de dois saques. Calderano fechou o set em 11 x 7 com uma diagonal indefensável.

No quarto set, Hugo se permitiu arriscar mais. Com a confortável vantagem, apostou nos ralis para cansar o francês e esvair suas forças. Jogando no estilo defensivo, devolvia bolas e esperava o erro de Lebrun. Como se não bastasse, acelerava a velocidade a cada devolução. Assim, permitiu um set mais equilibrado.

Bolsa Atleta? Presente!

Hugo Calderano é integrante da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, voltada para atletas que se posicionam entre os 20 melhores do mundo em suas modalidades e com reais chances de subir ao pódio nas principais competições do calendário internacional. A Bolsa Pódio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania prevê repasses mensais de R$ 5 mil a R$ 15 mil, de acordo com os resultados esportivos dos atletas. 

Chegou a ter um match point à disposição, porém acabou falhando nos momentos decisivos e acabou superado pela primeira vez em toda a competição. Lebrun levou o set por 12 x 10. Desde 1997, um mesa-tenista não vence uma etapa do circuito sem ceder sets aos adversários e Calderano chegou perto de igualar o feito.

No quinto set, Calderano apostou na calma e trabalhou cuidadosamente cada ponto. Provando que seu psicológico está em dia, abriu uma confortável vantagem de quatro pontos. Depois pisou no acelerador, pulverizando o francês. Fechou a parcial em 11 x 3 e a partida em 4 a 1, em 34 minutos. Como comparação, a decisão feminina em que Zhang Rui levou o ouro durou uma hora e 24 minutos.

Este foi o melhor resultado do brasileiro no ano no Circuito Mundial da WTT. Antes, Calderano havia chegado nas quartas por duas vezes em Doha, no WTT Contender e no WTT Star Contender. Em Túnis, os finalistas reeditaram uma das partidas do ‘Desafio Brasil vs França’, promovido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) em maio. Na ocasião, jogando no Rio de Janeiro, o brasileiro foi superior por 3 a 2. Os dois ainda não haviam se encontrado pelo circuito mundial.

Retrospecto

Esta foi a sexta vez que Calderano decidiu uma competição do Circuito Mundial. Em 2013 e 2017, venceu o Aberto do Brasil. No ano passado, ganhou o WTT Star Contender de Doha, no Catar. No mesmo local, mas em 2018, foi vice-campeão do Aberto Platinum. Ele também foi vice no Aberto da Áustria, em 2016. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, tornou-se o primeiro brasileiro a chegar à fase de quartas de final do torneio individual.

Calderano ocupa atualmente a sexta posição no ranking mundial, com 2.590 pontos. Com a conquista na Tunísia, somou 400 pontos e embolsou cinco mil dólares. Este foi o último evento internacional antes da estreia dele na Liga Japonesa (T-League), uma das principais do mundo, onde defenderá o Kinoshita Meister Tokyo.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa