Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Hugo Calderano fecha a participação entre os oito melhores do Grand Finals

Tenis de mesa

16/12/2019 11h02

Tênis de mesa

Hugo Calderano fecha a participação entre os oito melhores do Grand Finals

Brasileiro foi derrotado por chinês número 2 do mundo. Foi a 11ª vez na temporada que Calderano chegou ao menos nas quartas de um torneio internacional

Hugo Calderano fechou sua participação no ITTF World Tour Grand Finals, torneio que reúne os melhores do Circuito Mundial de Tênis de Mesa na temporada, entre os oito primeiros da competição. Na madrugada do sábado (14.12), ele foi superado pelo chinês Fan Zhendong, número 2 do ranking mundial, por 4 a 1 (10/12, 5/11, 7/11, 11/5 e 9/11), nas quartas de final do torneio, em Zhengzhou, na China. Foi a 11ª vez no ano que o brasileiro chegou ao menos nas quartas de final em torneios internacionais, incluindo as disputas do Pan de Lima, Copa Pan-Americana, Copa do Mundo e Circuito Mundial.

O brasileiro foi o último atleta não-oriental a cair no Grand Finals, nos torneios individuais e de duplas dos dois naipes. Zhendong sagrou-se campeão após vencer o também chinês Ma Long na decisão.

49216592123_e744be715b_k.jpg
Foto: ITTF

Assim como acontecera no jogo das quartas de final, contra Jun Mizutani, Calderano entrou muito concentrado na partida e jogando em altíssimo nível. Ainda mais agressivo do que na véspera, o brasileiro dificultava a vida do chinês ao máximo e se encaminhava para uma vitória tranquila no primeiro set, pois vencia por 9 a 4. Zhendong foi buscar o resultado, empatou e virou. Calderano chegou a salvar um set point, mas o chinês venceu a primeira parcial.

A vitória fortaleceu Zhendong. Calderano não conseguia reação no segundo set e chegou a estar perdendo por 5 a 1. A vantagem foi bem administrada pelo chinês até o final da parcial, fechando em 11 a 5.

No terceiro set, o brasileiro chegou a dar impressão de reação, abrindo 2 a 0. Mas, permitiu ao adversário virar para 5 a 2. O técnico Jean-René Mounié pediu tempo, mas não adiantou: Zhendong seguiu em ritmo muito intenso e não poupou o brasileiro, fechando em 11 a 7. Como detalhe, num dos poucos ralis longos do set, Calderano finalizou um ponto onde a bola atingiu a marca de 108 quilômetros por hora.

Calderano encontrou seu melhor momento no quarto set. Seus ataques precisos irritavam Fan Zhendong, que chegou a estar perdendo por 9 a 2 e acabou sendo superado por 11 a 5. Porém, o brasileiro ainda precisava vencer mais três sets para sair vitorioso do confronto. Chegou a fazer uma quinta parcial equilibrada com o número 2 do mundo, mas não resistiu.

"Foi uma pena, pois o Hugo estava desenvolvendo um jogo muito interessante no primeiro set. Abriu uma boa vantagem, jogando o melhor dele, mas não conseguiu fechar. Depois disso, o Fan Zhendong conseguiu jogar mais relaxado, e quando abriu 3 a 0 ficou muito mais difícil para o Hugo", lamentou o técnico Jean-René Mounie, após o confronto.

Este foi o último compromisso internacional de Hugo Calderano na temporada 2019. No fim de janeiro, ele encara o primeiro desafio do Circuito Mundial no ano olímpico, exatamente no país onde atua: o Aberto Platinum da Alemanha, em Magdeburg.

vitor_ishiy_15dez2019.jpg
Foto: Daniel Zappe/CBTM

Jessica Yamada e Vitor Ishiy conquistam o Brasileiro

Já no último domingo (15), Jessica Yamada (FME de Concórdia-SC) e Vitor Ishiy (Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria/São Caetano-SP) venceram o Absoluto A no 53° Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Interclubes 2019, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Além dos títulos, ambos garantiram vagas na Seleção Brasileira que vai disputar o Campeonato Pan-Americano em 2020.

A primeira decisão foi a masculina, onde Ishiy venceu seu companheiro de disputas internacionais, Thiago Monteiro (Associação Itajaiense-SC), por 3 a 1 (13/15, 11/5, 11/8 e 11/5). Esta foi a terceira conquista do atleta na história da competição (foi campeão em 2015 e 2016).

Na final feminina, Jessica Yamada bateu Caroline Kumahara (Ass.Nikkei de São José dos Campos-SP), por 3 a 0 (11/8, 11/9 e 15/13). E o duelo foi muito equilibrado entre as duas colegas de Seleção Brasileira, bem acostumadas a treinarem juntas. A exemplo do colega Ishiy, foi o terceiro título da atleta no Brasileiro (foi campeã em 2012 e 2015), tornando-se a terceira maior vencedora da competição (Lígia Silva é a atleta com mais conquistas, 11, seguida de Nakma Cruz, com quatro).

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)