Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil fecha o Pan de Guadalajara com 14 medalhas individuais e o título por equipes

Judô

23/11/2020 10h25

Judô

Brasil fecha o Pan de Guadalajara com 14 medalhas individuais e o título por equipes

Time nacional ficou em primeiro no quadro geral do evento, com quatro ouros, seis pratas e quatro bronzes, além de subir ao topo do pódio na disputa mista por seleções

A seleção brasileira de judô fechou com mais um ouro neste domingo, 22.11, o Pan-Americano de Judô, disputado em Guadalajara. A vitória que coroou o desempenho superlativo do país no continente veio nas equipes mistas. Com o resultado, o país mantém sua hegemonia e encerra o Pan com 15 medalhas: cinco ouros, seis pratas e quatro bronzes. A competição por equipes mistas é a nova prova olímpica do judô e valerá medalha nos Jogos de Tóquio. Em 2019, o Brasil foi bronze no mundial e campeão no Pan nessa modalidade, repetindo o feito em 2020.

23112020_judo.jpg
Medalhistas brasileiros reunidos em Guadajara. Foto: CBJ

Para isso, a seleção passou pela equipe do México, na semifinal, com vitória tranquila por quatro a zero sobre os donos da casa. Os pontos brasileiros foram marcados por David Moura (+90kg), Jéssica Pereira (57kg), Eduardo Katsuhiro (73kg) e Maria Portela (70kg). Na decisão pelo ouro, o Brasil começou com vantagem de um a zero pelo desfalque da peso pesado cubana Idalys Ortiz, que não foi ao Pan de Guadalajara. Mesmo assim, o duelo foi muito equilibrado.

Na primeira luta, Arnaes Garcia (57kg) venceu Jéssica Pereira nas punições e descontou para Cuba. Em seguida, Eduardo Katsuhiro (73kg) imobilizou Orlando Polanco e marcou para o Brasil. Cuba reagiu com Maylin Del Toro Carvajal, vencendo Maria Portela (70kg) nas punições após mais de cinco minutos de golden score. O vice-campeão mundial dos 90kg, Ivan Felipe Silva Morales, conseguiu um ippon relâmpago sobre Eduardo Yudy e ampliou para Cuba. Três a dois. David Moura veio para o “tudo ou nada” e garantiu o empate em três a três com vitória, também nas punições, sobre Andy Granda, no pesado masculino.

Na competição por equipes, para desempatar a disputa, sorteia-se uma categoria entre as seis do confronto para fazer uma luta extra com “ponto de ouro”. Ou seja, quem marcar primeiro vence. O peso sorteado para definir o duelo Brasil x Cuba foi o 57kg, de Jéssica Pereira. A brasileira, que havia perdido na primeira luta, foi para cima de Arnaes Garcia e conseguiu a revanche com um waza-ari, garantindo o ouro para o Brasil.

 

Quadro de medalhas individuais no Pan de Guadalajara

Brilho intenso no individual

Antes da competição por equipes, o Brasil já havia brilhado no Pan nos dois dias de disputas individuais. Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) sagraram-se campeãs, assim como Eric Takabatake (-60kg) e Daniel Cargnin (-66kg). As pratas vieram com Beatriz Souza (+78kg) que perdeu a final para a compatriota Maria Suelen, e com Eduardo Yudy (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Eduardo Katsuhiro e Rafael Silva “Baby” (+100kg). O pesado brasileiro não disputou a final por uma lesão muscular na coxa. Os bronzes foram garantidos por Larissa Pimenta (-52kg), Jéssica Pereira (-57kg), Ketleyn Quadros (-63kg) e David Moura (+100kg).

Resultados individuais do Brasil no Pan de Guadalajara:

OURO
Eric Takabatake (-60KG)
Daniel Cargnin (-66KG)
Maria Portela (-70kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg)

PRATA
Eduardo Katsuhiro (-73KG)
Beatriz Souza (+78kg)
Eduardo Yudy (-81kg)
Rafael Macedo (-90kg)
Rafael Buzacarini (-100kg)
Rafael Silva “Baby” (+100kg)

BRONZE
Larissa Pimenta (-52kg)
Jéssica Pereira (-57kg
Ketleyn Quadros (63kg)
David Moura (+100kg)

5º LUGAR
Leonardo Gonçalves (=100kg)

7º LUGAR
Eleudis Valentim (-52kg)

Fonte: Confederação Brasileira de Judô