Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grandes momentos de 2013: Samuel de Bona

17/12/2013 10h09

Grandes momentos de 2013: Samuel de Bona

Ouro nos 10km na etapa de Hong Kong da Copa do Mundo e bronze no revezamento de 5km no Mundial de Barcelona, o nadador de maratonas aquáticas comemora a temporada memorável e mira o topo do ranking em 2014

“Foi mesmo o ano da gente”, comemora o gaúcho Samuel de Bona, 23 anos, atleta das maratonas aquáticas. Ele ajudou o Brasil a alcançar o inédito primeiro lugar por equipes da modalidade no Mundial de Desportos Aquáticos disputado em Barcelona, entre julho e agosto. Ao lado de Poliana Okimoto e Allan do Carmo, Samuel foi bronze no revezamento 5km e o resultado foi determinante para que o Brasil alcançasse o topo do pódio. A equipe brasileira na Espanha ainda contou com a participação de Ana Marcela Cunha — prata na prova dos 10km e bronze nos 5km — e Diogo Villarinho.

O primeiro grande momento de 2013, para Samuel, aconteceu durante o Mundial de Barcelona, após o sexto lugar na prova dos 5km, quando ele saiu da água para abraçar os pais. Outra cena que ficou gravada na memória na temporada se passou em Hong Kong, quando o nadador conquistou o inédito ouro masculino para o Brasil nas maratonas aquáticas em etapas da Copa do Mundo na prova dos 10km (a distância olímpica).

“Em Barcelona, foi uma comemoração conjunta, com toda a equipe”, explica. “Em Hong Kong, pude abraçar meu técnico (Christian Klaser), que me acompanhou na China, onde pudemos dividir esse momento de vitória”, lembra Samuel de Bona, atleta do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, e um dos contemplados com a Bolsa Atleta Pódio do Ministério do Esporte.

Satiro Sodré/SSPress
Satiro Sodré/SSPress#Samuel de Bona: temporada inesquecível em 2013 e sonho de voos ainda mais altos no ano que vem
Samuel de Bona: temporada inesquecível em 2013 e sonho de voos ainda mais altos no ano que vem

Para o nadador, 2013 foi um ano acima das expectativas em relação ao crescimento da equipe do Brasil nas maratonas aquáticas, principalmente do lado masculino. “Crescemos como equipe e crescemos individualmente porque ganhamos confiança”, ressalta Samuel.

Sobre a Bolsa Atleta Pódio, ele destaca que o benefício trará mais estabilidade aos esportistas e, portanto, também dará mais confiança para o trabalho voltado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. “Com o apoio forte do governo federal podemos focar apenas nos treinos e competições, sem pensar em riscos. É o sonho de todo atleta.”

Sexto colocado neste ano na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, Samuel de Bona só pensa no primeiro lugar em 2014. “Meu foco é ganhar o circuito. Por que não? Temos de pensar assim. E a gente já viu que pode ganhar”, diz. “Temos o apoio que faltava para as maratonas aquáticas crescerem ainda mais.”

Este ano, a Copa do Mundo foi encerrada no início de outubro, com a etapa de Hong Kong. Na China, além do ouro de Samuel nos 10km, Poliana Okimoto conquistou a medalha dourada na prova dos 10km. Nessa mesma prova, o Brasil ainda teve Allan do Carmo em quinto lugar, Diogo Villarinho em nono, Victor Colonese em 16º e Luís Rogério Arapiraca em 23º. No Feminino, Ana Marcela Cunha por pouco não subiu ao pódio e terminou em quarto, enquanto Betina Lorscheitter foi a 11ª.

No circuito de 2013, os brasileiros mais bem colocados foram Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, que terminaram em terceiro lugar. Os campeões foram o alemão Thomas Lurz e a norte-americana Emily Brunemann.

 Denise Mirás/ME