Governos atualizam Plano de Legado dos Jogos Rio 2016
Os governos municipal, estadual e federal divulgam, nesta sexta-feira (24.04), a atualização do Plano de Políticas Públicas – Legado, com projetos que foram viabilizados e/ou acelerados em função dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O documento faz parte do compromisso dos governos, em parceria com a Autoridade Pública Olímpica (APO) e o Comitê Rio 2016, de garantir benefícios para a população.
São 27 projetos de obras de infraestrutura e políticas públicas nas áreas de mobilidade, meio ambiente, urbanização, esporte, educação e cultura. Desse total, 14 projetos estão sendo executados pela prefeitura, 10 pelo governo do estado e outros três pelo governo federal. Depois de um ano do lançamento do Plano, os avanços são significativos. Todos os projetos totalizam R$ 24,6 bilhões, o que representa uma variação de 2% em relação ao valor de R$ 24,1 bilhões divulgado há um ano.
Oitenta e nove por cento (89%) dos projetos estão com contratos em execução e obras ou serviços em andamento, três deles já foram concluídos. Quase a metade (43%) é financiada pelo setor privado, com recursos da ordem de R$ 10,6 bilhões.
Em relação à primeira versão, divulgada em abril de 2014, dois projetos do governo municipal tiveram a maturidade elevada para nível 4 (obras em andamento): a Duplicação do Elevado do Joá e a conexão Magalhães Bastos-Deodoro, do BRT Transolímpica. "As Olimpíadas facilmente seriam realizadas sem que isso aqui ficasse pronto. Não era essencial. Mas a cidade aproveitou a oportunidade das Olimpíadas para se transformar”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. “O BRT, por exemplo, não era essencial para a Olimpíada, mas hoje já é utilizado por 550 mil cariocas por dia e reduz em até duas horas o tempo de deslocamento deles”.
Os projetos de mobilidade do governo estadual continuam a avançar com a ampliação do metrô entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca e a melhoria e revitalização de seis estações ferroviárias. "A Linha 4 do Metrô é o maior legado para quem vive e frequenta o Rio de Janeiro. Serão quase 16 quilômetros e seis novas estações. Essa nova linha vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas dois mil veículos por hora nos períodos de rush", afirmou o secretário da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro, Leonardo Espíndola.
Os projetos do governo federal também avançaram – destaque para o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, que já está em funcionamento e com perspectiva de obter a reacreditação no próximo dia 13 de maio, em sessão da Agência Mundial Antidopagem, em Montreal.
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Além das ações elencadas no investimento do Plano de Legado divulgadas pelos governos, em janeiro deste ano a APO divulgou a segunda atualização dos projetos da Matriz de Responsabilidades dos Jogos Rio 2016, que também trazem legado à cidade e ao esporte. A Matriz representa os compromissos assumidos pelos entes governamentais associados exclusivamente aos Jogos e dá transparência à organização e realização da primeira Olimpíada da América do Sul.
"Esse documento representa tudo aquilo que é antecipação ou ampliação de investimento público gerado em função de o Rio de Janeiro sediar o evento. O legado para a cidade, em transformação urbana, em transporte, na área esportiva", afirmou o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso.
Fontes: APO e Brasil2016.gov.br