Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Francisco Barretto é eleito melhor atleta dos Jogos Pan-Americanos de Lima

Ginastica artística

16/12/2019 11h37

Lima 2019

Francisco Barretto é eleito melhor atleta dos Jogos Pan-Americanos de Lima

Panam Sports Awards premiou os destaques da edição 2019 da competição. Brasil concorreu a outros três troféus

As três medalhas de ouro do ginasta Francisco Barretto renderam ao brasileiro o prêmio de melhor atleta masculino dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. O anúncio foi realizado na noite de sexta-feira (13.12), em Fort Lauderdale (EUA), na cerimônia da primeira edição do Panam Sports Awards.

O ginasta conquistou três medalhas de ouro na competição (cavalo com alças, barra fixa e equipe). "De coração, queria agradecer por esse momento incrível em minha carreira. São mais de 20 anos de ginástica. É inexplicável", celebrou Chico, que dividiu esse prêmio com toda sua equipe, Comitê Olímpico do Brasil, Confederação Brasileira de Ginástica e todos os seus apoiadores.

francisco_prmio.jpg
A jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce e o brasileiro Francisco Barreto foram eleitos os melhores atletas da competição. Foto: Panam Sports

O Brasil ainda concorreu em outras três categorias. O velejador Claudio Biekarck fez história em Lima ao conquistar sua décima medalha pan-americana aos 68 anos. Por isso, foi indicado ao prêmio Valores, entre aqueles atletas que mais inspiraram nos Jogos.

Na categoria de Melhor Atleta Masculino da Nova Geração, o indicado foi Alison "Piu" dos Santos, campeão da prova dos 400m com barreiras. Já a Seleção Brasileira feminina de handebol, hexacampeã pan-americana, entrou na lista das melhores equipe femininas.

Em Lima 2019, o Brasil realizou a melhor campanha de sua história em Jogos Pan-Americanos. O país terminou a competição com com 168 medalhas (54 ouros, 45 pratas e 69 bronzes) e o segundo lugar no quadro de medalhas após 56 anos. De quebra, em Lima o Brasil ainda conquistou 29 vagas olímpicas para Tóquio 2020, principal objetivo do COB no Pan.

E não parou por aí. Ao todo, 41 modalidades conquistaram medalhas, sendo que 22 ganharam ao menos um ouro. Para completar a série de números expressivos, 18 modalidades melhoraram seus resultados em relação a Toronto 2015, enquanto 12 delas fizeram as melhores campanhas em todas as edições dos Jogos. Os resultados apresentaram ainda um número importante de atletas jovens com medalhas (97 com 23 anos ou menos) e de mulheres campeãs (20 ouros).

Veja a lista de vencedores do Panam Sports Awards 2019:

Melhor atleta masculino
Francisco Barretto (BRA)

Melhor atleta feminino
Shelly-Ann Fraser-Pryce (JAM)

Melhor equipe masculina
Seleção de basquete da Argentina

Melhor equipe feminina
Seleção de hóquei sobre grama da Argentina

Revelação (sub-20) masculino
Patricio Font (MEX)

Revelação (sub-20) feminino
Evita Griskenas (EUA)

Influenciadores no esporte
Mariana Pajón (COL)

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)