Futebol
Copa 2018
França e Dinamarca se garantem nas oitavas com o primeiro empate sem gols
A última rodada do Grupo C da Copa do Mundo terminou com um "anticlima". A partida entre França e Dinamarca, no estádio Luzhniki, em Moscou, serviu apenas para confirmar as duas equipes como classificadas para as oitavas de final. O empate interessava aos dois lados e foi exatamente o que ocorreu. Com um time cheio de atletas poupados no lado francês e uma Dinamarca que não se propôs a criar tantas chances, o resultado foi o primeiro 0 x 0 registrado no Mundial da Rússia.
"O mais importante foi ter ficado em primeiro. Acabou que não foi um jogo muito excitante porque a seleção dinamarquesa estava satisfeita com o empate que classificava eles. Os últimos 15 minutos foram, acho que posso dizer assim, um jogo neutro"
Didier Deschamps, técnico da França
"Nós conquistamos o nosso objetivo. O mais importante foi ter ficado em primeiro. Acabou que não foi um jogo muito excitante porque a seleção dinamarquesa estava satisfeita com o empate que classificava eles. Os últimos 15 minutos foram, acho que posso dizer assim, um jogo neutro. Ainda assim, mesmo com a defesa deles bem postada, criamos um número razoável de oportunidades de gol", afirmou o técnico francês, Didier Deschamps.
No outro jogo, na Arena de Sochi, a única chance da Austrália era vencer a Seleção do Peru e torcer contra a Dinamarca. Mas os australianos não conseguiram fazer nem a parte que lhes cabia. Comandada pelo artilheiro Guerrero, que fez uma assistência para Carrillo, aos 18 minutos do primeiro tempo, e ainda marcou o dele, completando de esquerda uma bola lançada para a área aos cinco minutos do segundo tempo, o Peru venceu por 2 x 0.
Com os resultados, a França encerrou a primeira fase na liderança do Grupo C, com sete pontos. A Dinamarca ficou com cinco. O Peru, que voltou a disputar um Mundial após 36 anos de ausência, chegou a três e a Austrália ficou com apenas um.
"Algumas vezes você se defronta com situações e pensa no que precisa ser feito. Nós tivemos todo esse grande suporte dos torcedores nos estádios, o que fez com que as duas primeiras derrotas fossem ainda mais duras. Mas hoje estou realmente orgulhoso dos meus jogadores. Ao longo de toda a jornada eles sempre se levantaram quando pareciam nocauteados", afirmou o técnico do Peru, o argentino Ricardo Gareca.
"Estou agradecido a todos os fãs peruanos, para muitas pessoas que fizeram uma viagem quase impossível para estar aqui. Estou feliz de dar a eles uma vitória. Estamos orgulhosos deles", disse o atacante Carrillo. "Foi bonito ver nossa gente celebrando uma vitória", completou o meia Renato Tapia.
No lado australiano, o treinador Bert van Marwijk preferiu exaltar o trabalho realizado. "Eu gostei muito do período em que trabalhei com esses atletas. Aprendi com eles e aprendi com a mentalidade deles. A maneira que eles melhoraram você não vê com frequência neste nível. Eu espero que eles também tenham aprendido algo nos últimos meses. Nós sempre podemos aprender com coisas boas e com momentos ruins", afirmou o técnico da Austrália, Bert van Marwijk.
Rededoesporte.gov.br