Natação
Mundial de Kazan
Felipe França se classifica para a final dos 50 m peito na Rússia
Em uma prova extremamente forte, com direito a duas quebras de recorde mundial, o brasileiro Felipe França avançou para a final dos 50 m peito no Campeonato Mundial de Kazan com o quarto melhor tempo entre os oito classificados. O brasileiro se classificou com 26s87, atrás de Kevin Cordes, Cameron Van der Burgh e Adam Peaty. Os dois melhores superaram a melhor marca do mundo uma vez cada. Van der Burgh fez 26s62 na primeira fase, enquanto Peaty nadou em 26s42 na semifinal.
“Classifiquei para a final com o quarto tempo. É assim mesmo, etapa por etapa. Vamos tentar vencer mais esse tempo. Eu estava na frente. Deu para ver em câmera lenta que eu joguei mais fundo e ele por cima. Foi na batida de mão. Uma prova forte assim motiva bastante, mas se você não segurar a cabeça amedronta. A gente treina todo dia para isso. Esse é o esporte. Um dia um ganha, o outro perde”, comentou França.
Além dele, o Brasil teve ainda Felipe Lima na disputa por uma vaga na final. O brasileiro, que tinha feito o oitavo melhor tempo nas eliminatórias, não se classificou entre os oito finalistas. Ele foi o 12º na semifinal, com a marca de 27s50. “A prova está ficando cada vez mais forte. Acho que estou com um pouco de falta de tempo de nado. Falta mais frequência para estar dentro desta prova. Saio contente da competição. Amanhã tem o revezamento 4x100 m medley misto e vou me concentrar nesta prova para encerrar bem a competição”, afirmou Lima.
Nos 200 m borboleta, Leonardo de Deus bateu na trave nas semifinais. O brasileiro terminou a competição com o nono melhor tempo. Ele nadou a prova em 1min56s02, enquanto o norte-americano Tom Shields, último a se classificar para a final, fez 1min55s75. O nadador lamentou o resultado obtido em Kazan.
“Eu errei. Não tem o que dizer. Estava preparado para enfrentar a maratona dos Jogos Pan-Americanos e em seguida o Mundial. Fico com um gosto um pouco amargo, pois sei que estou entre os melhores da prova e poderia estar ali disputando, mas eu acredito que a gente tem que focar no que foi bom. Então vou pensar no tempo dos Jogos Pan-Americanos (1m55s01) que está muito bem colocado no ranking (7º lugar) e acertar tudo pensando em 2016. A competição aqui continua e ainda tenho aqui os 200 m costas”, disse Leonardo após a prova.
Outra brasileira a competir nesta terça-feira (04.08) foi Manuella Lyrio. Ela competiu nos 200 m livre feminino e ficou em oitava em sua série semifinal, com 1min59s28. No geral, a brasileira foi a 15ª melhor e não se classificou para a disputa por medalhas. “Cansei no final, mas fiquei bem feliz de ficar entre as melhores do mundo. Foi uma experiência bem válida porque nunca entrei em uma semifinal”, comemorou Manuella.
Nesta quarta-feira (05.08), o Brasil volta a cair na piscina de Kazan com Etiene Medeiros, Marcelo Chierighini, Matheus Santana, Joanna Maranhão, Thiago Pereira, Henrique Rodrigues e o revezamento 4x100 m medley misto. Etiene nada os 50 m costas; Marcelo e Matheus disputam os 100 m livre; Joanna compete nos 100 m borboleta; e Thiago e Henrique nadam os 200 m medley.
Fontes: CBDA e Fina