Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estrelas do tênis entram em ação a partir deste sábado, que marca a estreia da dupla brasileira feminina

Tenis

06/08/2016 03h24

TÊNIS

Estrelas do tênis entram em ação a partir deste sábado, que marca a estreia da dupla brasileira feminina

Time formado por Teliana Pereira e Paula Gonçalves é o primeiro do país a jogar no Rio 2016, contra as fortes espanholas Garbine Muruguza e Carla Suarez Navarro. Djokovic joga nas duplas pela Sérvia

O tênis – cuja disputa no Rio 2016 tem início neste sábado (6.8) – é um dos esportes que reúne algumas das maiores e mais populares estrelas das Olimpíadas no Rio. Por isso, é uma das modalidades de maior apelo junto aos torcedores brasileiros que, nesta edição dos Jogos Olímpicos, verá o país com a maior delegação de sua história, com sete representantes.

No masculino, o Brasil contará com Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva nas partidas de simples. No feminino, Teliana Pereira será a representante da casa. Nas duplas masculinas, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares são a maior esperança de medalha para o país, que contará ainda com o time formado por André Sá e Bellucci na chave. Por último, Teliana junta-se a Paula Gonçalves para a disputa da chave feminina de duplas.

Neste sábado, serão disputadas 48 partidas no Centro Olímpico de Tênis, na Barra da Tijuca, e já no primeiro dia Teliana e Paula terão uma pedreira pela frente. As duas estreiam nos Jogos Olímpicos contra o time formado pelas espanholas Garbine Muguruza, atual campeã de Roland Garros nas simples, e Carla Suarez Navarro. A partida é a quinta da quadra 2 do complexo olímpico. O primeiro duelo nesta quadra começa às 11h. “Não será um jogo fácil, porém entraremos sem o peso da responsabilidade do favoritismo, fazendo o nosso melhor, deixando o nosso coração em quadra”, afirmou Paula Gonçalves.

A brasileira Teliana Pereira. Foto: Getty Images

A data e horário das partidas dos outros brasileiros só será divulgada na noite deste sábado. Entretanto, o sorteio que definiu os rivais de todas as chaves de simples e duplas, no masculino e feminino, foi realizado na quinta-feira (4.8). Assim, os tenistas do país já têm ideia do que esperar no Rio.

Thomaz Bellucci, 55º do ranking mundial, vai encarar o alemão Dustin Brown (86º). Eles já se enfrentaram duas vezes no ATP de Gstaad, na Suíça. Em 2009, ano em que o brasileiro foi o campeão do torneio, ganhou de Brown no Qualifying. Em 2016, eles voltaram a se enfrentar quando Bellucci sofreu uma virada no segundo set e acabou perdendo o jogo por 2 sets a 1.

“Ele é bem posicionado dentro de quadra, às vezes imprevisível, gosta de vir para a rede e saca bem, te deixa jogar pouco, tenta encurtar os pontos. Terei que estar concentrado o tempo inteiro no jogo, por isso a chave é jogar sólido, confiante e tentar ter o menor número de erros possíveis”, avaliou Thomaz. “Vou tentar jogar com a torcida e fazê-la ver que a energia dela é importante para mim dentro de quadra”, finalizou.

Já Rogério Dutra Silva (94º) vai duelar pela primeira vez com o italiano Thomaz Fabbiano (113º) em sua estreia nos Jogos Olímpicos. “Foi bom não ter pego nenhum cabeça de chave. Irei tentar colocar minha intensidade no início do jogo e tirar proveito disso. Tentarei fazer o melhor. Tá sendo muito bacana estar aqui e passar para uma segunda rodada de uma Olimpíadas será sensacional”, disse.

A brasileira Paula Gonçalves. Foto: Cristiano Andujar

Bruno Soares e Marcelo Melo terão como adversária na primeira rodada a dupla de irmãos tailandeses Sanchai e Sonchat Ratiwatana. “A quadra está boa, as condições estão favorecendo o jogo em alto nível. Não dá para reclamar do sorteio, mas é uma dupla experiente, está jogando há muito tempo no circuito, não terão essa de sentir pressão, pois já jogaram Copa Davis, vários grand slams. Teremos que imprimir o nosso ritmo e ditar as regras do jogo, daí teremos boas chances”, avaliou Bruno.

Também na chave de duplas, André Sá e Thomaz Bellucci enfrentam os talentosos irmãos Murray: Andy e Jamie. “A gente terá a intensidade do empurrão da torcida e temos que levar isso para dentro do jogo. Eles são favoritos, mas não temos nada a perder. É uma chave difícil, eles estão em fases muito boas de suas carreiras, mas o Bruno vai me dar umas dicas!”, brincou Sá, já que Jamie Murray é o atual parceiro de duplas do brasileiro Bruno Soares no circuito ATP. “Já joguei três olimpíadas e a principal diferença agora é a de que o ambiente é totalmente diferente, todo mundo está passando uma energia incrível, desde a arrumadeira de cama até o atendente do restaurante, é uma energia bem diferente”, continuou.

Número 135 do mundo, Teliana Pereira joga contra a francesa Caroline Garcia (32ª ) “Vai ser minha primeira olimpíada e em sendo no Brasil vai ser mais especial ainda. O jogo em si será duro, ela é uma jogadora muito agressiva, vou ter que ser bastante sólida e ao mesmo tempo fazer boas jogadas e ser um pouco mais agressiva do que o normal”, adiantou a brasileira.

Estrelas

Várias estrelas do tênis mundial entram em quadra hoje, como Kei Nishikori, Ana Ivanovic, Jo-Wilfried Tsonga, Venus Williams, Gael Monfils e Juan Martin del Potro. Número 1 do mundo, Novak Djokovic também entra em quadra, mas apenas para defender a Sérvia nas duplas. Acompanhe a programação completa deste sábado no tênis.

Luiz Roberto Magalhães – brasil2016, com informações da Confederação Brasileira de Tênis