Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seleção dos Estados Unidos vence a França por 3 sets a 1 e Brasil está fora da Liga Mundial de vôlei

Atletismo

17/07/2015 16h43

Evento-teste

Seleção dos Estados Unidos vence a França por 3 sets a 1 e Brasil está fora da Liga Mundial de vôlei

Como todas as equipes do grupo ganharam uma partida pelo mesmo número de sets, os classificados foram definidos na média de pontos

A seleção masculina de vôlei  dos Estados Unidos venceu a França por 3 sets a 1 (25/21, 25/22 e 24/26 e 25/20 ) na tarde desta sexta-feira (17.07) pela Liga Mundial, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Com o resultado, todas as equipes do Grupo I ficaram com uma vitória e saldo zero de sets, pois venceram e perderam uma partida por 3 sets a 1. No critério da média de pontos, classificaram-se Estados Unidos e França. O Brasil ficou de fora da semifinal da Liga.

"Estou orgulhoso do nosso time, que conseguiu se recuperar emocionalmente após perder para o Brasil. Voltamos e jogamos bem. Estou empolgado para a próxima fase, são excelentes equipes", disse o técnico dos Estados Unidos, John Speraw.

"Tudo bem se a gente perdesse, mas eu queria que eles lutassem em quadra. Os Estados Unidos estavam melhor em todos os fundamentos, então temos que trabalhar mais para a próxima fase. Estou animado para continuar na competição", contou o treinador francês Laurent Tillie.

usa_X_fra_0060_0287_GabrielHeusi_HeusiAction_2015.jpg
Foto: Gabriel Heusi/ME

O jogo

A França tinha o apoio das arquibancadas, já que uma vitória francesa por qualquer placar classificaria o Brasil. Os europeus começaram bem a partida e foram para o primeiro tempo técnico na frente: 6/8. Os Estados Unidos, cometendo erros de saque e ataque, chegaram a perder por 11/14, mas conseguiram se recuperar e foram para a segunda parada ganhando por 16/15. O jogo estava empatado em 19/19, quando o capitão David Lee – que começou no banco – entrou no lugar de Smith e, sacando bem, ajudou os Estados Unidos a chegarem ao set point (24/19). Um longo rali, com várias defesas emocionantes, aplaudido por todo o ginásio, terminou favorável à França. Os europeus respiraram: 24/20 Ainda chegaram ao 21º, mas um saque na rede deu o set aos americanos: 25/21.

Os Estados Unidos cresceram no segundo set. Com o ataque preciso, sobretudo de Sander, eles foram para o tempo técnico vencendo por 8/5. Quando estava 12/10, a torcida tentou ajudar os europeus. O famoso grito "Allez les beus" ficou forte. Deu certo: a França empatou, com o auxílio do desafio de vídeo (12/12). O jogo seguiu disputado até o segundo tempo técnico (16/15). Lee entrou novamente no jogo e sacou bem mais uma vez. Com o ponto de ataque do levantador Christenson, os americanos abriram 22/18. A força do ataque de Ngapeth e Le Roux levou o jogo a 24/22. Tarde demais. Os Estados Unidos fecharam com um bloqueio duplo em Sidibe: 25/22.

Antes do início do terceiro set, o locutor explicou: vitória por 3 sets a 0 dos Estados Unidos também daria a classificação ao Brasil. Foi o suficiente: os estímulos à França foram substituídos pelo apoio aos norte-americanos. A França, em campo, estava abatida. Os Estados Unidos chegaram a abrir 6/1. O ataque de Anderson explorando o bloqueio fez 8/4.Um saque pra fora de Rouzier fez a vantagem norte-americana chegar a 18/14. Sander atacou na rede e a França encostou em 18/16. O técnico John Speraw parou o jogo. Ngapeth e Le Roux, acertando no ataque, e Toniutti no saque deixaram tudo igual: 20/20. Depois vieram empates consecutivos até 24/24 . A emoção cresceu, a França virou 25/24 e Ngapeth encerrou o set para os franceses: 24/26.

A esta altura, a torcida ficou perdida. Um placar de 3 sets a 1 para os Estados Unidos levaria a decisão dos classificados para a média de pontos e colocaria o Brasil em risco. O locutor esclareceu, os gritos em favor da França voltaram.

No quarto set, enquanto os brasileiros faziam as contas de quantos pontos franceses poderiam manter os anfitriões na disputa, os norte-americanos abriram 8/5. Um ace de Anderson ampliou a vantagem. Mais uma vez o locutor ajudou o público: vitória no set para os Estados Unidos até 25/14 colocaria o Brasil na semi, ou um triunfo francês na parcial. Vitória americana no set por 25/15 ou mais deixaria os brasileiros fora. Tensão nas arquibancadas do Maracanãzinho. O avançar do set foi levando os dois times em campo para as semifinais: 16/12 no tempo técnico. Os Estados Unidos chegaram a 19/14, mas o 15º ponto francês veio pouco depois com ataque de Ngapeth: só uma vitória da França no set salvaria o Brasil. E ela não veio. Os Estados Unidos venceram por 25/20. O público respondeu com vaias para as duas equipes.

 

volei_liga_euafranca_inovafoto.jpg
Foto: Alexandre Loureiro/inovafoto


Outros semifinalistas

No grupo J, a Itália havia vencido a Sérvia por 3 sets a 2 na quarta-feira (15.07), e a Polônia derrotou os italianos por 3 sets a 1 na quinta (16.07). O segundo jogo desta sexta-feira, entre Sérvia e Polônia, definiu os outros dois semifinalistas. Com a vitória dos sérvios por 3 sets a 2 (18/25, 25/22, 22/25, 25/22, 15/13), todos os times alcançaram uma vitória, mas a Polônia terminou com 4 pontos, a Sérvia com 3 e a Itália, 2. Classificaram-se Polônia e Sérvia.

Evento-teste

As finais da Liga Mundial são também evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Estão sendo observados os trabalhos dos voluntários em quadra, como boleiros e enxugadores de quadra, o sistema de entretenimento – sobretudo DJ e locutores - e a montagem da quadra. Também estão sendo testados os procedimentos para exames antidoping e o sistema de resultados.Confira o horário dos próximos jogos:

Sábado (18.07)
10h – Estados Unidos x Sérvia
12h05 – França x Polônia

Domingo (19.07)
9h10 - Disputa do terceiro lugar
11h30 - Final

Carol Delmazo - brasil2016.gov.br

Notícia atualizada às 19h25