Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estádio Olímpico de Tóquio recebe evento-teste de atletismo sem torcida

Atletismo

10/05/2021 10h13

Tóquio 2021

Estádio Olímpico de Tóquio recebe evento-teste de atletismo sem torcida

Competição reuniu 420 atletas em 33 disciplinas da modalidade. Um dos destaques foi o velocista Justin Gatlin

Centenas de atletas participaram de um evento-teste do atletismo no Estádio Olímpico de Tóquio neste domingo (9.05), enquanto os organizadores ajustavam as operações e praticavam medidas de contenção contra a covid-19 a menos de três meses para o início dos Jogos.

Justin Gatlin foi o mais rápido nos 100m rasos no evento-teste no Estádio Olímpico de Tóquio. Foto: Tokyo 2020

Nenhum espectador esteve presente no estádio, onde as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas serão realizadas, já que Tóquio permanece em estado de emergência para controlar o aumento das infecções pelo novo coronavírus.

O teste envolveu 420 atletas, incluindo nove do exterior, e foi dividido em sessões matinais e noturnas em 33 disciplinas do atletismo. O norte-americano Justin Gatlin, tricampeão mundial e campeão olímpico nos Jogos de Atenas (2004) venceu a prova dos 100m com o tempo de 10s24, seguido pelos japoneses Tada Shudei (10s26) e Koike Yuki (10s28).

"Eu tive câimbras nas preliminares e tive de garantir que estava hidratado da melhor forma entre as preliminares e a final. Tentei usar a melhor técnica possível para garantir a vitória", disse Gatlin. "Esta edição dos Jogos será minha quarta e última Olimpíada. Será um lugar especial para mim e continuo sedento por competições", disse o velocista.

Outro destaque do evento foi a japonesa Miura Ryuji, que se tornou a primeira atleta a bater um recorde nacional no estádio. Ela cravou 8min17s46 na prova dos 3.000m com obstáculos, e superou uma marca local que durava 18 anos. "Tentei conseguir o índice olímpico na última competição que disputei e não consegui. Tive uma nova chance agora e fico feliz de ter conquistado um tempo ainda melhor do que imaginava", afirmou a atleta de 19 anos.

Visão geral do Estádio Olímpico de Tóquio. Foto: Tokyo 2020

Desde abril, os organizadores dos Jogos realizaram mais de 11 eventos-teste, sem qualquer caso relatado de covid-19 resultante. Três desses eventos - vôlei, maratona e atletismo, incluíram atletas do exterior.

Fontes: Tokyo 2020 e Agência Brasil