Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Está sem ingresso? Saiba quais são os melhores pontos para ver as competições de graça

Geral

08/08/2016 16h59

Rio 2016

Está sem ingresso? Saiba quais são os melhores pontos para ver as competições de graça

As modalidades esportivas estão espalhadas por toda a cidade e é possível assistir uma competição todo dia sem ter que gastar.

Todos os olhos estão voltados para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Não ter ingressos para as competições não significa ficar de fora da festa, nem perder os momentos emocionantes do maior evento esportivo do mundo. As modalidades esportivas estão espalhadas por toda a cidade e é possível assistir uma competição todo dia sem ter que gastar.

São nove modalidades distribuídas por todos os dias de competição que o público pode acompanhar gratuitamente. Orla, praia, ruas e calçadões vão virar palco para as disputas olímpicas por medalhas na vela, maratona, marcha atlética, triatlo, na maratona aquática, no ciclismo contrarrelógio e de estrada, no remo e na canoagem de velocidade.

Mesmo com todas essas oportunidades de ver modalidades gratuitamente, ainda dá tempo de garantir ingressos para as dezenas de eventos que acontecem pela cidade. As entradas estão disponíveis no site Rio 2016 e nas bilheterias espalhadas pelo Rio de Janeiro e cidades de futebol.

"Não perca essa chance. Um grande evento está acontecendo na América do Sul, aqui na nossa casa. O recado é para vocês virem prestigiar os nossos atletas. Eles contam com esse apoio para que a gente consiga ganhar grandes medalhas. E sem dúvida alguma, vai ser uma experiência memorável", diz Donavan Ferreti, diretor de ingressos do Comitê Rio 2016.

Veja abaixo os melhores locais para as provas:

Maratona
Os melhores lugares para ver os maratonistas serão o Aterro e a Zona Portuária, perto da Praça Mauá. Uma outra opção é no Centro, na Avenida Presidente Vargas.

Vela
Nas competições de vela, mesmo que de longe, poderão ser acompanhadas do Aterro do Flamengo, da Urca e até do Pão de Açúcar.

Ciclismo contrarelógio
O Pontal é um ótimo local para assistir a competição de ciclismo. No trecho das praias de Grumari e da Prainha, o público terá acesso apenas de bicicleta ou a pé até uma hora antes da passagem dos atletas pelo local. Mesmo assim, é um ótimo local para aproveitar e assistir uma super competição.

Ciclismo de Estrada
O público acompanhou os ciclistas na Orla de Copacabana até a Barra de Guaratiba. Nos trechos da Vista Chinesa e de Grumari, o público só consegiu chegar de bicicleta até uma antes da passagem dos atletas.

Chega do ciclismo de estrada feminino, no domingo (07.08). Foto: Getty Images

Marcha Atlética
Depois de largarem do Sambódromo, os corredores percorrerão avenidas do centro financeiro, como a Presidente Vargas e a Rio Branco, cruzarão a nova Praça Mauá e darão uma volta no Museu do Amanhã, à beira da Baía de Guanabara. Em grande parte do trajeto, o público ficará bem perto dos atletas. O Aterro do Flamengo deverá se concentrar a maior parte dos espectadores e quase todo o circuito poderá ser observado nas proximidades da Estrada do Pontal.

Remo
Nas competições, as provas podem ser vistas de qualquer parte da Lagoa Rodrigo de Freitas. Mesmo que alguns pontos sejam atrás de grades, muitos locais são próximos das raias olímpicas. Outras opções são ficar perto do Humaitá e da Fonte da Saudade.

remo_lagoa_GettyImages587174142.jpg
Disputas do remo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Getty Images

Canoagem Velocidade
A Lagoa será perfeita para assistir às provas, mas os pontos mais próximos da competição ficam no entorno do Parque do Patins. Já existe procura por reservas em quiosques em frente à área de disputas das competições. No outro lado da Lagoa, perto do Parque da Catacumba, lanchas da Capitania dos Portos vão vigiar para que ninguém ultrapasse a linha de segurança. Mas será possível até andar de pedalinho enquanto as provas estiverem ocorrendo.

Triatlo
Em Copacabana, a competição terá arquibancada na Avenida Atlântica, com assentos pagos próximo à linha de chegada. Porém, não faltarão pontos para ver de perto a disputa, seja nos trechos de natação, ciclismo e corrida. O melhor local para assistir são nas proximidades do Corte Cantagalo e a Avenida Atlântica, próximo da Rua Santa Clara. A Avenida Epitácio Pessoa e a subida da Rua Gastão Baiana são os pontos para ver os momentos mais emocionantes das provas.

Maratona Aquática
Entre 15 e 16 de agosto, os nadadores da modalidade caem no mar, num circuito próximo aos Postos 5 e 6, em Copacabana. No entorno das instalações o acesso será restrito para o público, porém, um bom lugar para acompanhar as provas será à esquerda das instalações olímpicas, em direção ao Posto 4.

Renata Franco - brasil2016.gov.br