Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Esquiador Michel Macedo é liberado para disputar o Super G em PyeongChang

Atletismo

15/02/2018 04h47

Coreia do Sul

Esquiador Michel Macedo é liberado para disputar o Super G em PyeongChang

Atleta ganhou mais um dia de recuperação com o adiamento da prova, que foi remarcada para a meia-noite da sexta (horário de Brasília). Michel ainda está inscrito no Slalom Gigante e Slalom Especial

 

O atleta do esqui alpino Michel Macedo se recuperou do trauma no joelho esquerdo causado por uma queda durante treinamento no dia 6, e foi liberado para disputar a prova de Super G dos Jogos Olímpicos PyeongChang 2018. Foi no Super G dos Jogos Olímpicos da Juventude Lillehammer 2016 que o atleta, então com 17 anos, alcançou o top 15 da competição.

Devido à queda, inicialmente Michel estaria fora do Combinado, disputado dia 13 de fevereiro, e do Super G, que seria disputado no dia 15. Como o Super G foi adiado por um dia devido aos fortes ventos que assolam PyeongChang, Michel ganhou mais um dia de tratamento e treinamento, respondendo bem. A prova será realizada à meia-noite da sexta-feira do dia 16 (horário de Brasília), na pista de Jeongseon Alpine Centre.

michelmacedo_pyeongchang_christiandawesCOB_1130.jpg
Com 19 anos, Michel Macedo é o mais jovem integrante da delegação brasileira em PyeongChang. Foto: Christian Dawes/COB

Michel realizou treinos intensos nos últimos dias e já não sente dores nem limitação de movimento no joelho esquerdo. "A liberação dele foi muito gradativa. Michel passou por quatro dias de repouso, depois voltou a esquiar livremente e, enfim, treinar forte. Está liberado para fazer o que mais gosta", disse o médico da delegação brasileira, Dr. Roberto Nahon.

"Minha recuperação está sendo muito boa. Eu esquiei nos últimos quatro dias e meu joelho está respondendo bem. Estou animado para o Super G. Historicamente eu tenho bons resultados nessa prova", disse o atleta. "As provas olímpicas são sempre exigentes, mas não achei a pista tão difícil", completou Michel, de 19 anos.

Michel está inscrito ainda no Slalom Gigante, no dia 18, e no Slalom Especial, no dia 22.

Natural de Fortaleza e residente de Oregon (EUA), o atleta se destaca desde as categorias de base, chegando ao pódio em 9 provas internacionais e quebrando, no último ano, 4 dos 5 recordes brasileiros da modalidade.

Assim como os outros integrantes da delegação brasileira na Coreia do Sul, Michel faz parte do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. 

Regras

As disputas no esqui alpino são em formato contra o relógio. Os atletas descem uma pista com passagens obrigatórias (portas/gates) e quem fizer a pista no menor tempo vence a prova.

O Super G é uma prova de velocidade. Os atletas atingem velocidade altas porque o percurso é caracterizado por longas retas e grandes distâncias entre as portas.

A modalidade está presente desde a primeira edição de Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix, na França, quando foi formada a Federação Internacional de Esqui.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil