Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Especial: os planos olímpicos de quem foi top em 2014

30/01/2015 12h18

Especial: os planos olímpicos de quem foi top em 2014

Vinte e cinco atletas, duplas ou equipes nacionais terminaram o ano entre os três primeiros do ranking ou no pódio de mundiais. Integrantes deste grupo e outras figuras que tiveram atuação destacada projetam a caminhada até 2016 e apontam os investimentos federais como estratégicos na preparação

Simbolicamente, costuma-se dizer que a preparação para uma Olimpíada é medida em ciclos. Assim, a caminhada dos atletas nacionais para 2016 teve início “psicológico” ao fim dos Jogos de Londres, em 2012. Nesse processo, a temporada 2013 foi promissora. Terminou com o melhor ano pós-olímpico da história do país, com 27 medalhas em Mundiais ou competições equivalentes (em 2009, ano pós-Jogos de Pequim, houve nove pódios).

Nessa linha, em 2014, o segundo ano do ciclo, os brasileiros também superaram as conquistas obtidas em 2010 (segundo ano do ciclo para Londres). Foram 12 medalhas no ano passado e 12 atletas entre os top 3 do ranking mundial, contra oito medalhas e sete atletas no top 3. Segundo levantamento do brasil2016.gov.br, sete atletas, duplas ou equipes do país fecharam a temporada em primeiro no ranking mundial ou venceram o último Mundial de suas modalidades (considerando provas olímpicas). Se a conta considerar as três primeiras colocações do ranking mundial ou os pódios em Mundiais, o número sobe para 25. Além disso, 58 atletas, duplas ou equipes, de 21 modalidades, fecharam 2014 entre os top 10 do ranking ou classificados entre os 10 melhores em Mundiais. Números que tornam plausível a meta estabelecida pelo Brasil, de terminar os Jogos de 2016 entre os 10 primeiros no quadro de medalhas, levando em conta o total de pódios conquistados.

Com base nesses dados, o brasil2016.gov.br publica uma série de reportagens nas quais alguns desses destaques revelam planos para 2015 e o planejamento para defender o Brasil em 2016. Entre eles, um consenso: a Bolsa Pódio do governo federal, um dos pilares do Plano Brasil Medalhas, é estratégica nos resultados, ao permitir condições de treinamento ideais. “Hoje vivo o que sempre acreditei ser essencial para uma atleta evoluir”, ressalta a jogadora de vôlei de praia Maria Elisa, que ao lado de Juliana sagrou-se campeã do Circuito Mundial em 2014. A dupla fechou o ano passado na liderança do ranking mundial.

» Fabiana Murer mira Pan e Mundial em 2015

» Scheidt mira terceiro ouro na despedida olímpica

» Vôlei de praia vive ano-chave

» Robenilson projeta "terceiro round" com pódio

» Canoagem: Isaquias rema com foco no pódio olímpico

» Arthur Zanetti: para “completar a coleção”

» Brasileiros das maratonas aquáticas vão em busca de pódios inéditos

» Etiene: “2015 é para acreditar que posso estar nas Olimpíadas”

» Destaque da luta olímpica, Aline Silva aposta no fator “casa”

» Judô “esquenta quimonos” para novo recorde

“Tenho condições de fazer campings de treinamento e competições fora do país, junto com meu treinador (Elson Miranda) e o fisioterapeuta (Rodrigo Iglesias). Assim, tenho a oportunidade de competir com as adversárias que vou encontrar nos grandes eventos com o suporte a que estou acostumada no Brasil”, completa a saltadora Fabiana Murer, campeã da Diamond League em 2014 e dona da melhor marca do ano passado (4,80m) no salto com vara.

Maior atleta olímpico brasileiro da história, dono de cinco medalhas nos Jogos (duas de ouro), o velejador Robert Scheidt sonha com o ouro em casa para encerrar seu currículo olímpico. “Tracei como objetivo deixar a vela olímpica após os Jogos de 2016 e, depois, continuar velejando em classes de barco que exijam menos do corpo e mais da cabeça. Mas não estou pensando em aposentadoria ainda”, afirma o dono de 14 títulos mundiais, que também aponta o caráter estratégico dos investimentos governamentais. “Para competir em alto nível é preciso disputar campeonatos no exterior e ter estrutura adequada. Por meio de programas como o Bolsa Pódio, temos algo jamais visto pelos atletas brasileiros em termos de preparação. Hoje temos técnicos, médicos, fisioterapeutas e toda a logística necessária para a alta performance. Sem falar no apoio de empresas patrocinadoras, também fundamental”.

Os tops de 2014

Atletas, duplas ou equipes do Brasil que fecharam 2014 entre os top 3 no ranking mundial, que subiram ao pódio nos últimos Campeonatos Mundiais ou que protagonizaram marcas entre as três melhores do ano passado, levando-se em conta apenas modalidades e provas olímpicas:

Atletismo - Salto com vara

Fabiana Murer – 1ª melhor marca de 2014 – 4,80m

Boxe (Aiba Pro Boxing)

Robenílson de Jesus – 2º no ranking da categoria até 56 kg

Ginástica artística

Arthur Zanetti – 2º colocado no Mundial de 2014 nas argolas
Diego Hypolito – 3º colocado no Mundial de 2014 no solo

Handebol

Brasil é atual campeão mundial feminino

Judô

Charles Chibana – 3º no ranking da categoria até 66kg
Victor Penalber – 3º na categoria até 81kg
Rafael Silva – 2º na categoria acima de 100kg
Sarah Menezes – 2ª na categoria até 48kg
Erika Miranda – 3ª na categoria até 52kg
Mayra Aguiar – 2ª na categoria até 78kg
Maria Suelen Altheman – 2ª na categoria acima de 78kg

Lutas

Aline Silva – 2ª no ranking da categoria até 75kg

Maratonas aquáticas

Allan do Carmo – 1º no ranking de 2014
Ana Marcela Cunha – 1ª no ranking de 2014

Natação

Cesar Cielo – 2º melhor tempo de 2014 nos 50m livre (21s39)
Bruno Fratus – 3º melhor tempo de 2014 nos 50m livre (21s41)

Vela

Martine Grael e Kahena Kunze – 1º no ranking da classe 49erFX
Robert Scheidt – 2º na classe Laser
Ricardo Winicki Santos – 2º na classe RS:X

Vôlei

Seleção Brasileira masculina – 1ª no ranking mundial
Seleção Brasileira feminina – 2ª no ranking mundial

Vôlei de praia

Juliana e Maria Elisa – 1º no ranking de 2014
Ágatha e Bárbara – 3º no ranking de 2014
Alison e Bruno Schmidt – 3º no ranking de 2014

Brasil2016.gov.br