Pentatlo moderno
TÓQUIO 2021
Em sua estreia olímpica, Iêda Guimarães fica em 36º lugar no pentatlo moderno
Em sua primeira participação olímpica, Iêda Guimarães terminou o pentatlo moderno na 36ª colocação. Pela primeira vez todas as provas foram disputadas em uma só instalação olímpica, o Estádio de Tóquio.
No primeiro dia de disputas, Iêda terminou os combates de esgrima em 30º lugar. Nesta sexta, ela voltou ao estádio para os 200m livre da natação, a esgrima bônus, os saltos com cavalo e as quatro séries de 800m de corrida com tiro a laser no alvo do laser-run.
A brasileira aparecia na 36ª colocação após a prova de natação, com 246 pontos. No hipismo, Iêda começou bem, mas seu cavalo refugou no obstáculo duplo e, depois, ela sofreu duas quedas do animal e não somou pontos. Na corrida e na disputa do laser-run, a atleta não conseguiu concluir a prova.
Iêda começou a praticar pentatlo moderno com apenas 9 anos de idade. Em 2018, participou dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, onde conquistou o bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto. Um ano depois, disputou seus primeiros Jogos Pan-Americanos, em Lima, onde conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.