Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Michel Macedo encerra participação brasileira no esqui alpino

Geral

16/02/2022 09h57

Pequim 2022

Michel Macedo encerra participação brasileira no esqui alpino

Atleta cearense fez boa primeira descida e ficou na 37ª colocação entre 88 competidores, mas cometeu erro na segunda e não conseguiu completar

Superação é a palavra que define a participação de Michel Macedo em Pequim 2022. Surpreendido por um teste positivo para Covid-19 na chegada à capital chinesa, o cearense de 23 anos ficou isolado por uma semana, até que conseguiu o tão esperado teste negativo na véspera da competição. Com isso, pôde marcar seu nome na lista de atletas olímpicos ao participar da prova de slalom, do esqui alpino, nesta quarta-feira, 16.02. Na primeira descida, marcou 59s88, na 37ª colocação entre 88 competidores. Na segunda, cometeu um erro e não conseguiu terminar.

Foto: Alexandre Castello Branco/ COB

“Obviamente, fiquei desapontado com o resultado da segunda corrida, errei e não consegui terminar, mas no geral estou feliz de ter conseguido a oportunidade de competir depois dessa confusão toda. É tirar o que posso dessa prova, pensar positivo, sabendo que posso esquiar bem e olhar pra frente”, disse Michel

“Na segunda descida, larguei e não consegui entrar no meu ritmo. Na terceira porta meu esqui derrapou no gelo e não consegui fazer a quarta porta. Tive que sair da pista e foi bem desapontador. Estava mais confiante do que na primeira, em que fui mais conservador para poder garantir a segunda descida, ia me soltar um pouco mais, mas é assim que acontece nesse esporte”, comentou.

A competição foi realizada no Centro Nacional de Esqui Alpino, na área montanhosa de Xiaohaituo, no noroeste de Yanqing. Quase 50% dos atletas (43 de 88) não concluíram as duas descidas. Essa não foi a primeira vez que Michel sofreu um revés em Jogos Olímpicos e conseguiu se recuperar a tempo. Em Pyeongchang 2018, ele sofreu uma lesão em um treinamento na véspera da competição, já na Coreia do Sul, perdeu a prova do slalom super gigante, mas largou na de slalom e se tornou oficialmente atleta olímpico.

Michel vive há duas décadas nos Estados Unidos, onde cursa a faculdade de economia. Para o futuro, pretende continuar defendendo o Middlebury College. “Tenho muitas competições nessa temporada. Vou voltar para os Estados Unidos e continuar disputando as competições do circuito universitário e, talvez, participar do Campeonato Nacional dos Estados Unidos. Tentar baixar meus pontos FIS e me posicionar o melhor possível no ranking para a temporada que vem”.

Pequim 2022 é a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 1992. Até esta edição, 35 atletas do Brasil, dez mulheres, em oito esportes (esqui alpino, bobsled, esqui cross-country, luge, snowboard, biatlo, esqui estilo livre e patinação artística), participaram da competição.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)