Futebol
Copa 2018
Em Moscou, Casa do Futebol da Conmebol divulga candidatura tripla à Copa 2030
Localizada em frente à Catedral do Cristo Salvador, um dos mais tradicionais cartões postais da zona central de Moscou, na Rússia, a 'Casa do Futebol', da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), é mais uma opção de entretenimento para os torcedores durante a Copa do Mundo 2018. Inaugurado em 14 de junho, mesma data do jogo de abertura do Mundial, o local conta com um museu do futebol sul-americano, um espaço de entretenimento com videogame e pebolim, uma sala de imprensa, um campo de futebol na parte externa, um telão que transmite todas as partidas do torneio e um ambiente dedicado à divulgação da candidatura tripla de Argentina, Paraguai e Uruguai como países-sede da Copa de 2030.
"Aqui temos um local em que não somente os sul-americanos se sentem em casa, vivem a história do futebol e veem as partidas ao vivo, mas também um espaço em que o resto do mundo conhece nosso futebol e a rica história que temos"
Natalia Echagüe, gerente de comunicação corporativa da Conmebol
"Em um contexto como o do Mundial 2018, não podia faltar o nosso futebol sul-americano. Aqui temos um local em que não somente todos os sul-americanos se sentem em casa, vivem a história do futebol e veem as partidas ao vivo, mas também um espaço em que o resto do mundo conhece nosso futebol e a rica história que temos. Durante os jogos temos casa cheia. Gera-se um ambiente lindo, onde as pessoas podem viver o futebol com a paixão que o vivemos. Tornou-se um espaço de encontro", disse Natalia Echagüe, gerente de comunicação corporativa da Conmebol.
"A Casa é muito legal. Estava passando na calçada e vim explorar, como tenho feito com os museus ou o kremlin", afirmou o brasileiro Alexandre Lopes Aranda, que comemorou ainda a possibilidade de poder voltar a acompanhar um Mundial de perto em países vizinhos. "Acho uma ideia fantástica, como será nos Estados Unidos, México e Canadá. Para uma Copa do Mundo com 48 seleções, tem que ser em três países mesmo. E voltar para a região sul-americana vai ser bom para os brasileiros".
Aberta de segunda a domingo, das 15h às 22h (de Moscou), a Casa do Futebol tem recebido cerca de 200 pessoas por dia e vai funcionar até 15 de julho, data da final. A ideia da entidade que controla o futebol sul-americano é que em 2030, ano do centenário do Mundial, ele volte a ser realizado no continente que recebeu sua primeira edição, no Uruguai, em 1930. "Esta é nossa inspiração. Paraguai, Argentina e Uruguai unidos para que no aniversário de 100 anos da Copa, ela volte ao lugar onde começou, a América do Sul, onde vivemos o futebol de outra maneira. Talvez não com a mesma infraestrutura que possam ter outros continentes, mas definitivamente com muita paixão e alegria", apontou Natalia Echagüe.
O torcedor argentino Sergio Anzalaz, que na tarde deste sábado (30.06) assistiu no espaço à derrota de sua seleção para a França nas oitavas de final do torneio mundial, celebrou a chance de realização da Copa novamente na América do Sul. "Muito além do esporte, a realização de uma Copa é valiosa para conhecer as diferentes culturas. Acho que é um dos motivos pelos quais a Rússia fez este campeonato aqui, para se deixar conhecer, para que o mundo venha e desfrute do país. E por que não nós também? Nossa gente, nossa hospitalidade, para que eles também possam conhecer nossas terras. Seria valioso para a região".
SERVIÇO
Casa do Futebol da Conmebol
Endereço: Rua Bolshoy Znamensky Pereulok 119019 - Moscou, Rússia (ao lado da estação de metrô Kropotkinskaya, Linha 1)
Funcionamento: de segunda a domingo, das 15h às 22h
Pedro Ramos, de Moscou, na Rússia – www.rededoesporte.gov.br