Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em jogo disputado, Larissa e Talita superam alemãs e também estão nas quartas

Volei de praia

12/08/2016 18h46

Mais uma classificada

Em jogo disputado, Larissa e Talita superam alemãs e também estão nas quartas

Foi por 2 sets a 0, mas a partida foi difícil e equipe brasileira precisou de paciência para correr atrás no placar e garantir a vitória. Mais cedo, Ágatha e Bárbara passaram de fase ao vencer dupla chinesa

Larissa e Talita comemoram ponto após bela defesa de Larissa. Foto: Getty Images

Larissa e Talita derrotaram as alemãs Borger e Buthe, na tarde desta sexta-feira (12.08), na Arena de Vôlei de Praia, por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), e estão nas quartas de final. As brasileiras continuam invictas e sem perder nenhum set, mas esta não foi uma vitória fácil. Elas tiveram que superar momentos difíceis ao longo do jogo: pesaram a experiência e o espírito de união.

“A gente não começou tão bem, da forma como a gente esperava, mas a gente conseguiu transformar o jogo. Isso cada vez mais faz a gente ficar confiante, faz com que a gente passe por momentos difíceis, isso traz um crescimento para o nosso time. Foi mais um dia especial, mais um dia para a gente aprender algumas coisas, eliminar os erros e potencializar tudo que foi de bom”, disse Larissa.

As alemãs sacaram bem, sobretudo em Talita, que não estava acertando o passe. As brasileiras ficaram atrás no placar em várias oportunidades, como no início da partida. Um dos momentos mais complicados foi no segundo set, quando chegaram a perder por 9/12.

“O importante é como lidar. Eu confio nela (em Talita), eu acredito nela, eu sabia que ela ia conseguir se superar e eu estava pronta pra ajudar o tempo inteiro e fazer por mim e por ela se precisasse, mas o importante é a certeza de que a gente ia conseguir superar”, afirmou Larissa.

O vento foi um desafio a mais em um dos lados da quadra, e as europeias souberam tirar proveito disso. No vôlei de praia, entretanto, a cada sete pontos as duplas trocam de lado, e o problema passar a ser do adversário.

“Elas sacam bem, então aproveitaram o lado bom, mas também aproveitamos quando estávamos no lado bom, em uma sequência de bons saques. Vento tem para os dois, vale quem tiver mais calma, paciência e experiência. É o que a Larissa disse, é encontrar como reverter aquilo, como nós já revertemos vários placares, ter a paciência, saber que a gente vai limpar o jogo, com calma”, complementou Talita.

Larissa e Talita agora esperam o confronto entre as holandesas Meppelink e Van Iersel e as suíças Heidrich e Zumkehr, às 20h deste sábado (13.08), para saber a equipe adversária nas quartas. “Já jogamos contra os dois times. Estamos falando de Jogos Olímpicos e de times bons. Elas jogam mais entre si do que a gente, pois elas têm o Campeonato Europeu. Vamos esperar, assistir ao jogo e definir nossa estratégia”, explicou Talita.

Mais cedo, também nesta sexta, Ágatha e Bárbara venceram uma dupla chinesa e também estão nas quartas de final. Pelos cruzamentos, as brasileiras só se enfrentam em eventual final ou disputa pelo bronze.

O saque eficiente, sobretudo em Talita, foi uma das principais armas das alemãs, mas não conseguiram vencer a partida. Foto: Getty Images

O jogo

As alemãs começaram com bom saque, defendendo bem e abriram 2/5. Larissa fez bela defesa e atacou firme para encostar em 4/5. Borger atacou na paralela para segurar a vantagem (5/7). As brasileiras empataram em 8/8 com o bloqueio de Talita. Com ataques alemães para fora, o Brasil chegou a 11/8.  Larissa mergulhou pra salvar uma bola e Talita largou curtinho para fazer 14/9. A pressão aumentou para as alemãs, mas Buthe virou uma bola importante para não deixar as brasileiras dispararem (15/11). Fugindo do bloqueio de Talita, Buthe diminuiu para 17/14, conseguiu um ace para encostar em 17/15, mas errou o saque na sequência. Talita atacou na paralela e o Brasil chegou ao set point. O último rali do set terminou com as alemãs atacando para fora: 21/17.

Na segunda parcial, o ace de Larissa fez 2/0. Borger devolveu com belo ataque na paralela. Buthe só sacava em Talita, que falhou na recepção e as alemãs passaram à frente: 2/3. O set estava equilibrado e o Brasil voltou a liderar com ataque de Talita (6/5). Borger finalizou um belo rali com ataque na paralela (8/7) e comemorou olhando para a torcida. A resposta veio em quadra com Talita atacando firme (9/7). As alemãs insistiam no saque em Talita, a recepção ruim dificultava o sucesso das jogadas e as estrangeiras passaram à frente mais uma vez. Com um ace, chegaram a 9/12. Larissa não queria ver as adversárias dispararem no placar, atacou com raiva e fez um ace logo depois: 11/12. Um ataque para fora das alemãs levou a empate em 13/13. As defesas sensacionais de Larissa foram premiadas com uma bola que bateu nela e foi direto para o chão da quadra alemã (15/13).

O Brasil voltou à frente, mas não tinha jogo ganho. Em um ataque que bateu na fita e enganou a defesa, as alemãs encostaram em 16/15. Larissa foi bloqueada e veio novo empate. As alemãs não desistiam, atacaram na diagonal curta (18/17), e deixaram tudo igual logo depois. Talita soltou o braço para ganhar moral e fazer 19/18. De forma parecida Larissa conseguiu o match point (20/18). Borger tirou do bloqueio e fez 20/19. Larissa não quis saber de mais nada, era hora de fechar o jogo e soltou toda a energia no ataque que encerrou a partida: 21/19.

"Durante o jogo, conseguimos ir adiante, mas a experiência da Larissa e da Talita falou mais alto e, no fim, elas conseguiram fazer os últimos pontos. Foi divertido jogar, sentindo a paixão da torcida. Estamos orgulhosas, apesar de termos perdido", avaliou Buthe.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br