Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em duelo equilibrado, seleção feminina de futebol é eliminada pelo Canadá nos pênaltis

Atletismo

30/07/2021 09h45

Futebol

Em duelo equilibrado, seleção feminina de futebol é eliminada pelo Canadá nos pênaltis

Tempo normal e prorrogação terminaram sem gols. Sonho da medalha de ouro fica adiado para os Jogos de Paris 2024

Não faltou entrega. Na manhã desta sexta-feira (30.07), no horário brasileiro, a Seleção Feminina empatou em 0 x 0 com o Canadá, no Estádio de Miyagi, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em um duelo bem equilibrado. Nos pênaltis, a Seleção do Canadá avançou para as semifinais do torneio ao superar o Brasil por 4 x 3.

Marta liderou a equipe em campo, mas o gol não saiu e a seleção acabou eliminada. Foto: Sam Robles/CBF

Fleming, Lawrence, Leon e Gilles converteram as penalidades para as canadenses, enquanto Marta, Debinha e Érika anotaram para o Brasil. Com o resultado, o sonho da medalha de ouro olímpica no futebol feminino fica adiado até os Jogos de Paris, em 2024.

“Tem dias em que as coisas não funcionam. Senti que a gente começou muito bem no jogo, tivemos possibilidade de abrir o placar. Faltou paciência no terço final do campo. Algumas situações podiam ter sido melhor aproveitadas, até mesmo na prorrogação, porque elas nitidamente estavam mais cansadas. Mas é coisa do futebol. Nem sempre o melhor time ganha. Agora é pensar no futuro, continuar apoiando nossas meninas e a modalidade, porque o futebol feminino não acaba aqui”, afirmou Marta. "Fizemos o que estava ao nosso alcance: não faltou nada além de a bola entrar. Estou orgulhosa da equipe", completou.

“Tem dias em que as coisas não funcionam. Senti que a gente começou muito bem no jogo, tivemos possibilidade de abrir o placar. Faltou paciência no terço final do campo. Agora é pensar no futuro, continuar apoiando nossas meninas e a modalidade, porque o futebol feminino não acaba aqui"
Marta

Uma das principais duplas de Marta em toda sua carreira, a meia Formiga se despediu dos Jogos Olímpicos com a eliminação. Marta aproveitou o momento para exaltar a história de sua amiga, recordista em participações olímpicas, com sete torneios pela Seleção.

“Falei isso às meninas e me dirigi diretamente à Formiga, que eu gostaria de viver mais uma vez a emoção de lutar pela medalha com ela. Mas agradeço demais por tudo o que ela fez pela Seleção durante todos esses anos. Uma vida dedicada a esse esporte, e espero que todos possam enxergar dessa forma. É uma pessoa que dedicou a vida inteira, que tanto contribuiu para a modalidade, que é inspiração para todas essas meninas e que poderia ter tido um final um pouquinho mais feliz”, afirmou Marta.

Na história olímpica, a seleção feminina conquistou a medalha de prata duas vezes, nos Jogos de Atenas, na Grécia, em 2004, e nos de Pequim, em 2008, na China. Na última edição dos Jogos, no Rio, em 2016, o país ficou com a quarta posição.

No ciclo para os Jogos de Tóquio, o Ministério da Cidadania investiu R$ 8,34 milhões no futebol feminino por meio do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal. Entre 2017 e 2021, foram concedidas 493 bolsas em todas as categorias para as atletas da modalidade. Nas Olimpíadas, 16 das convocadas são contempladas pelo programa.

O jogo

A Seleção começou o jogo pressionando, principalmente com jogadas pelas laterais e cruzamentos na área. Aos 14 minutos, pela esquerda, Tamires tabelou com Marta e chutou por cima. Aos 40 minutos, Debinha quase abriu o placar. A atacante roubou a bola da zagueira, entrou na área, mas parou na defesa da goleira Labbé.

No segundo tempo, o Brasil começou tentando jogadas pelo meio. Aos nove minutos, Andressinha recebeu passe de Marta e chutou da entrada da área. Labbé defendeu. Dois minutos depois, Rafaelle aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para outra defesa da goleira.

Aos 25 minutos, Debinha levou perigo ao Canadá. Da entrada da área, a atacante chutou cruzado e obrigou Labbé a espalmar para a esquerda. Oito minutos depois, Marta cobrou falta para a área e a goleira bateu roupa, mas a defesa conseguiu evitar o gol. No fim da segunda etapa, aos 46 minutos, a Seleção teve mais uma chance. Ludmila recebeu lançamento e Labbé impediu o gol.

No primeiro tempo da prorrogação o duelo foi equilibrado e sem grandes chances de gol. Na etapa final, Marta arriscou de fora da área aos cinco minutos. Dois minutos depois, Andressa Alves também arriscou e a zaga interceptou. No lance seguinte, Debinha recebeu passe de Andressa Alves e chutou da entrada da área para fora.

As meninas do Brasil cresceram no fim da prorrogação. Aos 11 minutos, Debinha aproveitou uma sobra na área e chutou para o gol. A zaga colocou para escanteio. No minuto seguinte, Érica cabeceou forte no canto esquerdo do gol e Labbé espalmou. Mas o placar não saiu do zero e, na cobrança das penalidades, o Brasil acabou eliminado.

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF)