Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Depois de nove meses lesionada, Ellen Froner fatura o bronze no Grand Slam de Paris

Judô

06/02/2023 08h56

Judô

Depois de nove meses lesionada, Ellen Froner fatura o bronze no Grand Slam de Paris

Brasileira venceu grega para subir ao pódio na capital francesa. Brasil fecha competição com dois pódios

A brasileira Ellen Froner brilhou neste domingo, 05.02, na disputa do Grand Slam de Judô de Paris, na França, e conquistou uma medalha de bronze nessa que é considerada uma das competições mais difíceis do Circuito Mundial IJF. O Brasil fechou o evento com duas medalhas: a prata conquistada por Daniel Cargnin, no sábado, e o bronze de Ellen, além de um quinto lugar de Larissa Pimenta (52kg) e de um sétimo lugar de Ketleyn Quadros (63kg).

Em 2022, Ellen ficou nove meses se recuperando de uma cirurgia de ligamento colateral anterior no joelho e, praticamente, perdeu a temporada. Voltou a competir em dezembro e não conseguiu vencer a Seletiva Nacional. Mas, como cumpria os critérios da CBJ para fazer adesão, investiu no Grand Prix de Portugal e no Grand Slam de Paris, suas primeiras competições internacionais depois da cirurgia. Em Portugal, bateu na trave, mas chegou à repescagem. Uma semana depois, a medalha veio em Paris, na categoria até 70kg.

Brasileira vibra pela conquista do bronze em Paris. Foto: Emanuele Di Feliciantonio / IJF

“Eu estou retornando de uma cirurgia séria. Fiquei nove meses afastada. Voltei na competição mais difícil do Brasil, que é a Seletiva Olímpica, e tive a oportunidade de estar aqui. Então, acredito que hoje foi o resultado de nove meses acreditando”, afirmou Ellen, ao sair do tatame com a vitória sobre a grega Elisavet Teltsidou, na disputa pelo bronze.

“Eu estou retornando de uma cirurgia séria. Fiquei nove meses afastada. Voltei na competição mais difícil do Brasil, que é a Seletiva Olímpica, e tive a oportunidade de estar aqui. Então, acredito que hoje foi o resultado de nove meses acreditando”
Ellen Froner

Antes disso, ela havia vencido Aoife Coughlan, da Austrália, sua algoz em Portugal na semana anterior, e ainda jogou a holandesa Kim Polling, ex-número um do mundo, nas quartas-de-final.

Na semifinal, Ellen encarou a estrela da casa, a francesa Marie-Ève Gahié, em combate equilibrado decidido no Golden Score a favor da francesa, número cinco do mundo. Com a derrota, a brasileira precisou reunir forças para voltar ao tatame e enfrentar Teltsidou, medalhista de bronze no Grand Slam de Tóquio em 2022.

Ellen abriu um waza-ari de vantagem nos primeiros vinte segundos de combate, mas sofreu o empate e precisou ser estratégica para levar a vitória nas punições, encaixando uma série de ataques que fizeram a grega ser punida três vezes.

“Ela é uma adversária que já conheço, sabia que ela viria fazendo muita força. Então, preparei bem a tática com a Sensei Andrea Berti e deu certo”, resumiu.

Além do bronze em Paris, ela tem também outro bronze no Grand Slam de Dusseldorf de 2019, seus principais resultados na carreira, aos 24 anos. Os 500 pontos que a medalha de bronze dão no ranking mundial devem ajudar Ellen a subir algumas posições. Ela é atual número 40.

Outros dez brasileiros lutaram neste domingo, mas não avançaram em suas chaves. A seleção permanecerá na França para treinamento de campo internacional em Paris até a próxima quarta, 08.02. Em seguida, a equipe se concentrará em Sainte-Genevieve dês Bois, nos arredores de Paris, para finalizar a preparação para o Grand Slam de Tel Aviv, que será entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em Israel.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô