Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dois barcos brasileiros avançam no Pré-olímpico de Remo, no Rio

Remo

04/03/2021 17h16

Remo

Dois barcos brasileiros avançam no Pré-olímpico de Remo, no Rio

Vanessa Cozzi e Isabelle Falck estão na final do duplo skiff e Lucas Verthein garantiu a semifinal no single skiff

No primeiro dia de competições da Regata de Qualificação Olímpica, na Lagoa Rodrigo de Freitas (Rio de Janeiro), Vanessa Cozzi e Isabelle Falck, do double skiff feminino, conquistaram o segundo lugar e avançaram para a final. Lucas Verthein, que venceu sua bateria de single skiff masculino, seguiu para a semi. A dupla feminina está confiante e focada em alcançar o primeiro lugar.

Foto: Miriam Jeske/COB

“O sistema de bolha e protocolos está nos deixando bem protegidas e seguras. A expectativa para a final de sábado é a melhor possível e queremos levar o Brasil para o lugar mais alto do pódio. Fizemos uma prova boa hoje. Estamos buscando esse ouro”, disse Isabelle Falck.

“O sistema de bolha e protocolos está nos deixando bem protegidas e seguras. A expectativa para a final de sábado é a melhor possível e queremos levar o Brasil para o lugar mais alto do pódio”
Isabelle Falck, que faz dupla com Vanessa Cozzi no duplo skiff

As semifinais ocorrem nesta sexta-feira, a partir das 9h (de Brasília), enquanto as finais estão marcadas para sábado, no mesmo horário, com transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil. A TV Brasil também anuncia transmissão das finais, no sábado. A competição está sendo realizada em sistema de bolha, com protocolo rígido estabelecido pela Federação Internacional de Remo (World Rowing).

Os outros dois barcos de atletas do Time Brasil que entraram na água neste primeiro dia disputariam a repescagem ainda nesta quinta. Beatriz Tavares, single skiff feminino, ficou em 5° e Emanuel Borges e Evaldo Becker, double skiff masculino, conseguiram o 3° lugar.

“Essa foi uma das eliminatórias mais fortes, simulou praticamente o que vai ser a final. Eu sabia que ia ser uma bateria difícil, pois o Chile e o Uruguai estão treinando bastante. Tentamos surpreender eles, mas não conseguimos. Fizemos o melhor tempo da nossa dupla até hoje. A Lagoa estava um pouco adversa, um pouco de vento na lateral no início, depois vento a favor e uma marola. Mas estamos felizes e confiantes, foi só o primeiro teste. Temos a repescagem para voltarmos, chegarmos à final e disputarmos a vaga olímpica”, afirma Emanuel Borges, dupla de Evaldo Becker .

O Time Brasil já tem 180 vagas garantidas nos Jogos Olímpicos, e o remo brasileiro pode se tornar a 23ª modalidade com ao menos um atleta classificado para Tóquio.

Parceria federal

Uma parceria entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e a Confederação Brasileira de Remo ajuda a viabilizar o evento no Rio de Janeiro. O investimento previsto na parceria com a Secretaria Nacional de Alto Rendimento é de R$ 1,1 milhão, para despesas como locações de barcos a motor, estrutura flutuante, serviços médicos, medidas sanitárias, segurança, limpeza, divulgação, além da contratação de serviços de cronometragem especializada, hospedagem, acomodações, alimentação, locação de alimentos e mobiliários e contratação de recursos humanos.

Resultados dos atletas do Time Brasil:

Lucas Verthein (single skiff) – 1º lugar – classificado para a semifinal
Beatriz Tavares (single skiff) – 5° lugar - disputa a repescagem
Emanuel Borges/Evaldo Becker (double skiff)- 3° lugar – disputa a repescagem
Vanessa Cozzi/Isabelle Falck (double skiff) – 2° lugar – classificadas para a final

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil