Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Olímpico é comemorado com diversas ações digitais no Brasil e no mundo

Geral

22/06/2020 16h56

Dia Olímpico

Dia Olímpico é comemorado com diversas ações digitais no Brasil e no mundo

Data, celebrada nesta terça-feira (23.06), terá diversos eventos virtuais promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil. Hugo Calderano e Ágatha participam de ações do Comitê Olímpico Internacional

O dia 23 de junho já virou um marco no Movimento Olímpico. Nesta data, aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional, fundado em 1894, celebra-se o Dia Olímpico, que leva atividades esportivas, culturais e educacionais a todas as pessoas – independentemente de idade, sexo, origem social ou habilidade esportiva –, promovendo os valores olímpicos no mundo inteiro.

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vem realizando uma série de ações em suas plataformas digitais para se aproximar cada vez mais da sociedade. Tudo começou no último dia 8, aniversário do COB, com a organização de lives especiais. E, para o Dia Olímpico, a novidade é ainda maior em relação às edições anteriores: este ano, a data simbólica será comemorada por 30 dias.

Foto: COB

"Já que dessa vez não podemos estar juntos presencialmente, optamos por organizar atividades virtuais e estender as celebrações por um mês. Não comemoraremos apenas o Dia Olímpico, e, sim, o Mês Olímpico. Assim, poderemos promover o Olimpismo, estimulando as pessoas a desenvolverem os valores olímpicos, como amizade, excelência e respeito", declarou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

A programação tem início às 10h (horário de Brasília), com a realização do I Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro, que vai reunir representantes da Comissão de Atletas do COB e das Confederações Esportivas para uma série de debates e palestras no YouTube do Time Brasil.

Às 13h, começa a Maratona de Lives Olímpicas no Instagram do Time Brasil. Serão três transmissões ao vivo, com a apresentação de Glenda Kozlowski e a presença de grandes nomes do esporte nacional. No primeiro bate-papo, Daniele Hypolito (ginástica artística) e Marcus D'Almeida (tiro com arco) falarão sobre a história e o propósito do Dia Olímpico; às 15h, Bruninho (vôlei), Aline Silva (wrestling) e Isabel Swan (vela) entram em cena para discutir a importância dos valores olímpicos; e, às 19h, o destaque será os 100 anos de participação brasileira em Jogos Olímpicos, com o atirador olímpico Emerson Duarte, que revelará curiosidades sobre sua modalidade e sobre as três medalhas conquistadas pelo país em Antuérpia 1920, todas no tiro.

"Encontramos uma solução criativa de celebrar o Dia Olímpico, transformando-o em Mês Olímpico. Conseguimos elaborar uma programação completa, que aborda temas atuais e históricos, tratando certos assuntos com a seriedade que merecem e adaptando o tom, quando necessário, para as redes sociais", afirmou a diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna.

No site oficial do COB e no LinkedIn, os diretores da entidade publicarão artigos até o fim de junho abordando temas que vão desde a retomada gradual das atividades no esporte brasileiro até as mudanças de planejamento visando Tóquio 2020.

Ao longo do Mês Olímpico, o COB ainda vai lançar seus primeiros podcasts e uma conta no TikTok, rede social de vídeos curtos e criativos. Já nas demais redes – Instagram, Facebook e Twitter –, estão previstos posts especiais em diferentes formatos (fotos, vídeos e infográficos), valorizando nossos atletas e a memória olímpica brasileira.

Por fim, o Time Brasil terá dois representantes nas atividades online do COI: os atletas olímpicos Ágatha Rippel (vôlei de praia) e Hugo Calderano (tênis de mesa) participarão de workouts promovidas pela entidade máxima do Movimento Olímpico.

Ao longo de seus 105 anos de existência do COB, fundado em 8 de junho de 1914, o Brasil conquistou 129 medalhas em Jogos Olímpicos (30 de ouro, 36 de prata, 63 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).

Hugo Calderano e Ágatha Rippel: representantes brasileiros nas ações do COI em torno do Dia Olímpico. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br e CBV

Hugo Calderano e Ágatha Rippel

O mesa-tenista Hugo Calderano será um dos representantes brasileiros em uma ação promovida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na celebração do Dia Olímpico. Nesta terça-feira (23.06), a ação prevê a participação de esportistas de todo o planeta, na internet, com exercícios durante 24 horas, sempre às 11h no horário local dos participantes, no maior treinamento digital da história do esporte, no Instagram do COI.

Além de Hugo Calderano, estarão presentes no treino digital Pita Taufatofua (taekwondo/cross country, de Tonga), Tyla Nathan-Wong (rugby, da Nova Zelândia), Melissa Wu (mergulhadora, da Austrália), Yamamoto Seito (atletismo, do Japão), Hong Zhang (skate, da China), Marcus Fernaldi Gideon, Anthony Ginting e Jonatan Christie (badminton, todos da Indonésia), Elizabet Tursynbayeva (skate, do Cazaquistão), PV Sindhu (badminton, da Índia), Aisam ul Haq Qureshi (tenista, do Paquistão), Zeyad Eashash (boxeador, da Jordânia), Margarita Mamun (ginástica rítmica, da Rússia), Cameron van der Burgh (natação, da África do Sul), Johanne Defay (surfista, da França), Abdullah Sediqi (taekwondo, refugiado), Desire Operanozie (futebol, da Nigéria), Cherif Fall (surfista, do Senegal), Mikel Thomas (atletismo, de Trinidad e Tobago), Rommel Pacheco (mergulhador, do México), Natalie Spooner (hóquei sobre o gelo, do Canadá), Kyla Ross (ginástica artística, dos Estados Unidos) e mais um nome que será confirmado, do Taiti/Havaí.

Outra brasileira, Ágatha, do vôlei de praia, participou de um vídeo com a chamada para o Dia Olímpico. "Celebrar o Dia Olímpico pode parecer muito diferente de todos os anos anteriores, mas, ao mesmo tempo, neste Dia Olímpico, nossa mensagem do poder do esporte para trazer esperança e otimismo a todos ressoa ainda mais", explicou o presidente do COI, Thomas Bach.

Calderano, aniversariante desta segunda-feira (22.06) quando completa 24 anos, está curtindo uma pequena pausa sem treinos, após disputar as finais da Bundesliga, a Liga Alemã de tênis de mesa, onde seu time, o Ochsenhausen, ficou com o vice-campeonato. No mês de julho, ele inicia a pré-temporada na Alemanha. Vale lembrar que o país europeu foi um dos primeiros a retomar as atividades esportivas, por conta do número cada vez menor de novos casos de Covid-19.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa