Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Definidos os seis atletas da canoagem slalom para os Jogos Pan-Americanos de Lima

Geral

07/05/2019 17h09

Lima 2019

Definidos os seis atletas da canoagem slalom para os Jogos Pan-Americanos de Lima

Ana Sátila, Omira Estácia, Marina Souza, Felipe Borges, Fábio Rodrigues e Pedro Gonçalves serão os representantes brasileiros na disputa

A Confederação Pan-Americana de Canoagem (COPAC) oficializou as seis vagas para o Brasil nas provas de Canoagem Slalom e Canoagem Slalom Extremo que serão realizadas em Lima, de 2 a 4 de agosto, durante os Jogos Pan-Americanos. O Brasil levou todas as vagas possíveis, sendo três atletas no feminino e três no masculino, nas categorias K1, C1 e Canoagem Slalom Extremo.

O Instituto Meninos do Lago de Foz do Iguaçu (PR) garantiu ao país todas as vagas femininas, com Ana Sátila Vieira Vargas (C1F – Canoa Individual Feminino), Omira Maria Estácia Neta (K1F – Caiaque Individual Feminino) e Marina Souza Costa (Canoagem Slalom Extremo – Feminino). No masculino, Felipe Borges (C1M – Canoa Individual Masculino) e Fábio Scchena Dias Rodrigues (Canoagem Slalom Extremo - Masculino) completaram o time de iguaçuenses. Na disputa pelo K1 Masculino (caiaque individual) estará Pedro Henrique Gonçalves, da APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos de Cidade de Piraju (SP), atleta que garantiu o sexto lugar nos Jogos Olímpicos em 2016.

Foto: CBCa/Divulgação

A conquista das vagas ocorreu durante as Seletivas Nacionais realizadas na cidade de Três Coroas (RS), entre os dias 20 e 21 abril, mas era preciso aguardar a definição das vagas, oficializada pela COPAC. Na edição dos Jogos Pan-Americanos de Lima, as regras foram alteradas e, nas provas do K1 e C1 Masculino e Feminino, cada país poderá ter somente um representante por prova. Também houve a exclusão da modalidade do C2 Masculino e a inclusão de uma nova prova, a da categoria Canoagem Slalom Extremo (CLSX), que já está no calendário dos Mundiais e nas temporadas de Copas do Mundo da Canoagem Slalom anualmente.

Disputa estreante nos Jogos Pan-Americanos, ela terá regras diferentes, porque todos os atletas inscritos em outras categorias poderão participar da fase de tomada de tempo, e não apenas os atletas indicados para a categoria específica. Ou seja, haverá mais de um atleta por país inicialmente, mas passarão para a segunda fase apenas o atleta masculino e a atleta feminina mais bem colocados por país.

Ana Sátila é uma das principais canoístas do mundo e uma das favoritas para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, e estará brigando por medalha nos Jogos Pan-Americanos. Na edição de Toronto em 2015, a atleta voltou com duas medalhas no peito, com ouro no C1 e a prata no K1. Desta vez, disputará pódios na canoa e na Canoagem Slalom Extremo. "Estou muito feliz com a classificação para os Jogos, principalmente pelo fato da minha irmã Omira também ter conquistado o direito de representar o Brasil na categoria K1. Nós duas vamos buscar ouro no Peru e podem contar com o máximo de empenho nosso e de toda equipe para que isso se concretize", disse.

No C1 Masculino, Felipe Borges representa o Brasil pela segunda vez no continental. "A canoagem slalom entrou no programa dos Jogos Pan-Americanos em Toronto, e lá eu consegui a medalha de bronze. Vamos trabalhar para que agora essas medalhas mudem para uma cor mais dourada".

No K1 Masculino estará Pedro Gonçalves, que em Toronto 2015 garantiu uma prata. Agora o objetivo é buscar um ouro na mesma categoria e ainda tentar mais um pódio no Slalom Extremo. "Muito honrado e feliz de representar o meu país nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o maior evento esportivo das Américas, vamos com tudo", afirmou.

As provas da canoagem slalom em Lima terão início no dia 2 de agosto, com a disputa do Slalom Extremo. No dia 3, serão realizadas as classificatórias do K1 e C1 Masculino e Feminino. Já as finais serão no dia 4 de agosto.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)