Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Defesa aumenta efetivo e Jungmann afirma: “Não vai faltar segurança no Rio”

Geral

06/07/2016 12h58

Segurança

Defesa aumenta efetivo e Jungmann afirma: “Não vai faltar segurança no Rio”

Para auxiliar no policiamento de vias expressas e outras rotas olímpicas, mais três mil homens estarão em ação durante os Jogos, aumentando para quase 22 mil o efetivo das Forças Armadas no Rio de Janeiro

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou, nesta quarta-feira (6.7), na sede do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, que não vai faltar segurança durante os Jogos Rio 2016. Ele informou que o efetivo das Forças Armadas na cidade olímpica subiu de 18 para mais de 21 mil homens, aumentando o total empregado nos Jogos (considerando também as cinco outras sedes do futebol) para mais de 41 mil pessoas.

“Houve solicitação do governador do estado do Rio, Francisco Dornelles, para disponibilização de mais efetivo, então colocamos mais três mil homens e subimos para mais de 21 mil no Rio de Janeiro”, disse Jungmann.  “Não faltará dispositivo de defesa e segurança para os Jogos Olímpicos. Se necessário for, vamos mobilizar mais. Não vai faltar segurança no Rio de Janeiro”, reforçou o ministro.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, em evento na sede do Comando Militar do Leste para o anúncio do efetivo das Forças Armadas para os Jogos Rio 2016. Foto: Seção De Comunicação Social do Comando Militar do Leste

Esse efetivo extra vai trabalhar em conjunto com as forças de segurança pública no policiamento de vias expressas e rotas importantes para o tráfego de atletas, torcedores e da chamada família olímpica, como na linha amarela e em um trecho da linha vermelha (entre o aeroporto Galeão e a linha amarela), em parte da Avenida Brasil, nos arredores do aeroporto internacional, na Transolímpica (via que une o Recreio a Deodoro, apresentada nesta semana), em vias das Zonas Oeste e Sul e em algumas estações ferroviárias estratégicas.

Além do policiamento ostensivo, as Forças Armadas atuarão em atividades como na segurança VIP (escolta de batedores), na proteção de estruturas estratégicas e no enfrentamento ao terrorismo. Ainda haverá uma reserva de contingência.

“Em todas as áreas, esferas e lugares pré-determinados dentro e fora das arenas nós teremos esquema de defesa, segurança e inteligência que atende todos os requisitos do Comitê Olímpico Internacional, garantindo segurança e tranquilidade na realização desses Jogos”, reafirmou o ministro Raul Jungmann.

Números e datas

Chefe do Comando Militar do Leste e também responsável pela Coordenação Geral de Defesa de Área (CGDA) do Rio de Janeiro, o general Fernando Azevedo e Silva detalhou a atuação das Forças Armadas. O efetivo previsto neste momento é, exatamente, de 21.845 homens, divididos nas quatro regiões de competição – Barra, Copacabana, Maracanã e Deodoro.

O efetivo total estará no Rio de Janeiro em 15 de julho, sendo que seis mil homens já se encontram na cidade olímpica. Entre 15 e 21 de julho serão realizados testes e simulados na cidade. Em 24 de julho, data da abertura da Vila dos Atletas, as operações de Defesa para os Jogos têm início oficialmente.

No Rio, as Forças Armadas contarão com 12 navios, 1169 viaturas, 70 veículos blindados, 28 helicópteros, 48 embarcações e 174 motocicletas.

Carol Delmazo – brasil2016.gov.br