Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Daniel Dias lidera delegação brasileira no Mundial de Natação da Cidade do México

Atletismo

09/08/2017 15h06

Natação

Daniel Dias lidera delegação brasileira no Mundial de Natação da Cidade do México

Equipe nacional conta com 18 atletas, dos quais dez subiram ao pódio nos Jogos Rio 2016

O multimedalhista paralímpico Daniel Dias é o principal nome da equipe que o Brasil levará para a disputa do Mundial de Natação Paralímpica, no México. Entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro, 18 atletas brasileiros lutarão por medalhas na piscina olímpica Francisco Márquez - que sediou os esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos de 1968. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou convocação completa nesta quarta-feira (09.08). Confira aqui a lista completa dos atletas

image.jpg
Foto: HeusiAction/AndreMotta

Dono de sete medalhas de ouro e uma de prata na última edição, em Glasgow (Escócia), Daniel Dias vai disputar o quinto Mundial de Nataçãona carreira. Ao lado de Andre Brasil (cinco Mundiais) e Edênia Garcia (seis), o paulista é o atleta de maior rodagem internacional do grupo. Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, ele subiu ao pódio nove vezes (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze), conquistou o maior número de medalhas individuais de toda a delegação brasileira e se tornou o homem com o maior número de medalhas na natação em Jogos Paralímpicos.

Dez atletas convocados para a competição no México subiram ao pódio nos Jogos do Rio 2016. O critério para a seleção dos nadadores teve como base índices estabelecidos pelo CPB. Os tempos equivalem à sexta marca do ranking mundial do ano passado - mais fortes do que as marcas qualificatórias requeridas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

“A estratégia era a de manter os índices fortes desde o início do ciclo. Quem está classificado certamente tem muita possibilidade de chegar ao México com chance de medalha. Os atletas estão bem posicionados no ranking mundial, já que os índices eram baseados nos resultados dos Jogos Paralímpicos. Quem conseguiu a marca está nadando em altíssimo nível”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação no CPB.

Esta será a oitava edição do Mundial de Natação Paralímpica. São esperados cerca de 550 nadadores de 60 diferentes países. No Mundial de Glasgow 2015, na Escócia, o Brasil levou 23 atletas e ficou com a quarta colocação no quadro geral de medalhas, com 11 de ouro, oito de prata e mais quatro de bronze - 23 no total.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)