Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CT de tênis de mesa é montado no Rio com equipamentos olímpicos

Tenis de mesa

14/12/2016 15h50

Legado

CT de tênis de mesa é montado no Rio com equipamentos olímpicos

Quatro mesas usadas nos Jogos do Rio, além de aparadores e pisos, foram usadas em Ramos para montar a nova estrutura de treinamento. Outras regiões serão equipadas nos próximos meses

O Rio de Janeiro inaugurou um centro de treinamento novo, equipado, em boa parte, com materiais cedido pela Rio 2016 à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). O local, em Ramos, Zona Norte da cidade, contará com piso, separadores e quatro mesas utilizadas por atletas de todo o mundo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

12142016_CT_rio.jpg
Foto: CBTM

A estrutura será voltada para o trabalho com crianças de até 11 anos, fazendo com que o Rio entre no mapa do Diamantes do Futuro, programa de detecção de talentos da CBTM. "O CT Estadual de Detecção de Talentos do Rio tem apenas três semanas de atividade. Como estamos no início, o objetivo inicial é agregar crianças com potencial para integrar o grupo dos Diamantes do Futuro. Já avaliamos e treinamos mais de 50 jovens e, como temos uma tarefa árdua de detecção, e o CT estadual é de alto rendimento, até o momento já identificamos quatro (três meninos e uma menina) que podem ter futuro promissor na modalidade", disse Omar Barbosa, líder de projetos especiais e de detecção de talentos, que irá coordenar o CT do Rio.

Para Pablo Ribeiro, presidente da Federação de Tênis de Mesa do Rio de Janeiro, o local pode ser o pontapé inicial para uma guinada na modalidade no estado. "A ideia que temos com esse CT é de aplicar todo o conhecimento que a confederação tem e usar nesse centro para, assim, melhorarmos o tênis de mesa fluminense. Queremos que o CT se torne um modelo para clubes daqui seguirem o exemplo".

"Nossa ideia é fechar um grupo que treine em alto rendimento todos os dias. A intenção é que esses talentos estejam um dia na seleção brasileira. O intuito é descobrir novos atletas e trabalhá-los até se tornarem um mesatenistas com nível internacional".

O material utilizado na Rio 2016 e cedido à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa ainda será levado aos quatro cantos do país. Em breve, centros de treinamentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí e Mato Grosso vão receber equipamentos dos Jogos Olímpicos.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa