Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Corumbá de Goiás vive expectativa pela chegada da tocha olímpica

Geral

03/05/2016 16h05

Tour da Tocha

Corumbá de Goiás vive expectativa pela chegada da tocha olímpica

A cidade, distante cerca de 130 quilômetros de Brasília, será a segunda do país a receber o símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No total, serão quatro dias de revezamento pelo estado

05032016_corumba11.jpg
Salto do Corumbá, o ponto de partida do segundo dia do revezamento. Foto: Divulgação
Depois dos 105 quilômetros percorridos na capital e demais regiões administrativas do Distrito Federal nesta terça-feira, a tocha olímpica segue para Corumbá de Goiás, cidade distante cerca de 130 quilômetros de Brasília, com cerca de 12 mil habitantes (incluindo a zona rural) e que abriga, em suas proximidades, o famoso Salto do Corumbá.

A bela queda d’água, um dos cartões postais do estado, será o ponto de partida do segundo dia do revezamento da tocha pelo Brasil. Às 10h30 está prevista uma foto com a tocha em frente ao Salto do Corumbá e, em seguida, o símbolo dos Jogos segue em comboio até a entrada da cidade para o início do revezamento.

Segundo Carlos Eduardo Jacinto, diretor de cultura de Corumbá de Goiás e responsável pela organização do revezamento na cidade, 11 condutores – todos moradores da região – foram escolhidos para carregar a tocha. O revezamento está previsto para começar às 11h, na avenida principal, em frente ao Posto BR-414.

“A gente começou a preparar a cidade em outubro para receber a tocha”, contou Carlos Eduardo. “Trabalhamos muito na divulgação junto à comunidade e agora, que já está bem perto do dia, sentimos que todos estão envolvidos. A expectativa é que tenhamos uma festa bonita”, continuou. Ainda na quarta-feira, a chama visita Pirenópolis antes de seguir para Anápolis, última parada do dia.

Igreja de Corumbá de Goiás. Foto: Divulgação

Aos 40 anos, Augusto José Araújo, funcionário público que trabalha no setor de agrodefesa, foi um dos 11 escolhidos para carregar a tocha em Corumbá de Goiás. Para ele, fazer parte do evento desta forma é uma honra. “Fiquei surpreso quando soube que tinha sido escolhido”, confessou Augusto. “Quando me inscrevi, fiz com a intenção de homenagear meu avô, Samuel Costa Araújo, que fez muito pela cidade na área de educação na década de 1970. Sei que esse é um evento internacional, que será visto por todo o mundo, e acho que só na hora é que a ficha vai cair. Já estou sentindo um frio na barriga. As pessoas têm me ligado muito perguntando o horário e tudo o mais, e acho que na hora a adrenalina deve ir a mil”, encerrou.

A passagem da tocha olímpica por Goiás levará quatro dias. No sábado (7.5), a chama deixara o estado e iniciará o tour por Minas Gerais. As cidades visitadas no estado goiano são:

4 de maio
»  Corumbá de Goiás
» Pirenópolis
» Anápolis (cidade final)

5 de maio
» Itaberaí
» Cidade de Goiás
» Inhumas
» Goiânia (cidade final)

6 de maio
» Trindade
» Aparecida de Goiânia
» Piracanjuba
» Morrinhos
»  Caldas Novas (cidade final)

7 de maio
» Pires do Rio (GO)
» Ipameri (GO)
» Goiandira (GO)
» Araguari (MG)
» Uberlândia (MG – cidade final)

Luiz Roberto Magalhães – brasil2016.gov.br