Geral
Tour da Tocha
Corumbá de Goiás vive expectativa pela chegada da tocha olímpica
Depois dos 105 quilômetros percorridos na capital e demais regiões administrativas do Distrito Federal nesta terça-feira, a tocha olímpica segue para Corumbá de Goiás, cidade distante cerca de 130 quilômetros de Brasília, com cerca de 12 mil habitantes (incluindo a zona rural) e que abriga, em suas proximidades, o famoso Salto do Corumbá.
A bela queda d’água, um dos cartões postais do estado, será o ponto de partida do segundo dia do revezamento da tocha pelo Brasil. Às 10h30 está prevista uma foto com a tocha em frente ao Salto do Corumbá e, em seguida, o símbolo dos Jogos segue em comboio até a entrada da cidade para o início do revezamento.
Segundo Carlos Eduardo Jacinto, diretor de cultura de Corumbá de Goiás e responsável pela organização do revezamento na cidade, 11 condutores – todos moradores da região – foram escolhidos para carregar a tocha. O revezamento está previsto para começar às 11h, na avenida principal, em frente ao Posto BR-414.
“A gente começou a preparar a cidade em outubro para receber a tocha”, contou Carlos Eduardo. “Trabalhamos muito na divulgação junto à comunidade e agora, que já está bem perto do dia, sentimos que todos estão envolvidos. A expectativa é que tenhamos uma festa bonita”, continuou. Ainda na quarta-feira, a chama visita Pirenópolis antes de seguir para Anápolis, última parada do dia.
Aos 40 anos, Augusto José Araújo, funcionário público que trabalha no setor de agrodefesa, foi um dos 11 escolhidos para carregar a tocha em Corumbá de Goiás. Para ele, fazer parte do evento desta forma é uma honra. “Fiquei surpreso quando soube que tinha sido escolhido”, confessou Augusto. “Quando me inscrevi, fiz com a intenção de homenagear meu avô, Samuel Costa Araújo, que fez muito pela cidade na área de educação na década de 1970. Sei que esse é um evento internacional, que será visto por todo o mundo, e acho que só na hora é que a ficha vai cair. Já estou sentindo um frio na barriga. As pessoas têm me ligado muito perguntando o horário e tudo o mais, e acho que na hora a adrenalina deve ir a mil”, encerrou.
A passagem da tocha olímpica por Goiás levará quatro dias. No sábado (7.5), a chama deixara o estado e iniciará o tour por Minas Gerais. As cidades visitadas no estado goiano são:
4 de maio
» Corumbá de Goiás
» Pirenópolis
» Anápolis (cidade final)
5 de maio
» Itaberaí
» Cidade de Goiás
» Inhumas
» Goiânia (cidade final)
6 de maio
» Trindade
» Aparecida de Goiânia
» Piracanjuba
» Morrinhos
» Caldas Novas (cidade final)
7 de maio
» Pires do Rio (GO)
» Ipameri (GO)
» Goiandira (GO)
» Araguari (MG)
» Uberlândia (MG – cidade final)
Luiz Roberto Magalhães – brasil2016.gov.br