Atletismo
Jogos Paralímpicos de Inverno
Coreias decidem desfilar separadamente na Cerimônia de Abertura
Os comitês paralímpicos das Coreias do Norte e do Sul decidiram desfilar separadamente na Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno, agendada para as 8h (de Brasília) desta sexta-feira, (09.03). A oficialização foi feita pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. A entidade ofereceu aos países a possibilidade de repetirem o gesto realizado na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, no mês passado, mas dessa vez as partes decidiram caminhar de forma independente.
"Ainda que fiquemos desapontados, respeitamos a decisão dos dois comitês paralímpicos. O Comitê Olímpico Internacional fez um grande progresso em abrir o diálogo entre as partes. E eu penso que ter a Coreia do Norte representada pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Inverno também é um passo adiante considerável", afirmou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional. A Coreia do Norte terá dois atletas nos Jogos de PyeongChang.
"Durante as discussões de hoje, ficou claro que os dirigentes da delegação da Coreia do Norte respeitam os valores, a missão e a visão do Comitê Paralímpico Internacional. Mais do que isso, eles se comprometeram a trabalhar ainda mais com o IPC para melhorar a vida de pessoas com deficiência na Coreia do Norte", acrescentou Parsons.
"No fim da reunião, os dois comitês reconheceram que a participação deles em PyeongChang os trouxe para mais perto no futuro. Eu penso que isso simboliza a imensa capacidade do esporte de trazer os países para um diálogo positivo. Eu espero que a decisão permita que o foco, agora, se volte estritamente para a performance dos atletas, e não ao campo político", finalizou o presidente do IPC.
Fonte: Site Oficial dos Jogos Paralímpicos de Inverno