Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conheça os princípios de qualificação revisados para as Olimpíadas de Tóquio 2020

Geral

08/04/2020 15h45

Tóquio 2020

Conheça os princípios de qualificação revisados para as Olimpíadas de Tóquio 2020

No total, 57% dos atletas já estão classificados e manterão suas classificações. O prazo para a classificação vai até o dia 29 de julho de 2021 e o prazo final para inscrições é 5 de julho de 2021

A Força-Tarefa "Aqui Vamos Nós", criada para replanejar a organização dos Jogos de Tóquio 2020 depois da decisão de adiar o megaevento por força da pandemia do COVID-19, já iniciou seu trabalho.

Nesse sentido, a Força-Tarefa de Qualificação do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou uma série de medidas que visam balizar os critérios para a classificação para as Olimpíadas em 2021. O sistema de qualificação consiste em regras, procedimentos e critérios de participação nos Jogos Olímpicos, de acordo com a Carta Olímpica, que são aprovados pelo Conselho Executivo do COI.

Assim, quais são os pontos principais do sistema de qualificação de Tóquio 2020 revisado?

1. O período de qualificação foi prorrogado. O prazo agora é até 29 de junho de 2021. Mas as Federações Internacionais (FIs) podem definir seus próprios prazos antes desta data. E o prazo final para inscrições nas Olimpíadas de Tóquio é 5 de julho de 2021.

2. Os atletas e os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) que já conquistaram uma vaga na cota de qualificação olímpica manterão suas classificações. No total, 57% do total de cotas de atletas já foram alocados. E ainda há cerca de 5.000 vagas de cotas para atletas.

A força-tarefa adiantou que "a prioridade continua a refletir, sempre que possível, o método de alocação dos sistemas originais de qualificação para cada esporte". Para alguns esportes, no entanto, a alocação de cotas era originalmente baseada nos rankings mundiais. Nesses casos, as FIs mantêm total autonomia para definir o novo prazo e os critérios desses rankings.

"O COI reconhece a sensibilidade de tais decisões. É necessário encontrar um equilíbrio específico do esporte entre proteger os atletas que estavam perto da qualificação com base nos prazos anteriores de 2020 e também garantir a participação dos melhores atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, permitindo que os melhores jogadores da temporada 2021 se qualifiquem ", observou a força-tarefa.

A força-tarefa também abordou os critérios de elegibilidade, determinando que "é possível que as FIs estendam os critérios de elegibilidade por idade, se houver, e permitam que os atletas elegíveis em 2020 continuem elegíveis para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que serão disputados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021". O torneio de futebol masculino, por exemplo, é baseado em critérios de idade (Sub-23), que podem ser modificados para Tóquio 2020.

Da mesma forma, as FIs poderiam reavaliar a elegibilidade dos atletas que não são elegíveis em julho de 2020, mas que atingirão o limite de idade mais baixo em 2021.

Fonte: Tokyo 2020