Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confederação de Skate anuncia nomes da seleção para modalidades olímpicas

Geral

12/04/2018 09h48

Skate

Confederação de Skate anuncia nomes da seleção para modalidades olímpicas

São 16 nomes, oito no masculino e oito no feminino, nas categorias park e street, que serão disputadas em Tóquio, 2020

Ícones do skate brasileiro, o presidente da Confederação Nacional de modalidade, Bob Burnquist, e o diretor de esportes da entidade, Sandro Dias, anunciaram os nomes dos integrantes da Seleção Brasileira de Skate para 2018. Os 16 atletas, oito no masculino e oito no feminino, integram as categorias park e street, que fazem parte do programa olímpico dos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2020.

Em 2018, os nomes foram escolhidos por meio de comitê técnico. A partir de agora, a convocação será anual. O preenchimento das vagas levará em conta os três primeiros skatistas do ranking nacional de forma automática. O quarto atleta será escolhido por indicação do comitê técnico da confederação.

A CBSK se propõe a oferecer aos integrantes da Seleção suporte e recursos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática do skate de alto rendimento, com ajuda financeira, recursos humanos, departamento médico exclusivo, centros de treinamento, viagens e participações em eventos internacionais. O skate estreia no programa olímpico em 2020 e a entidade tem a ambiciosa meta de já lutar por medalhas nessa primeira participação.

As categorias

O Street surgiu entre o final da década de 1970 e início de 1980 nos Estados Unidos. É a modalidade com a maior quantidade de adeptos, com aproximadamente 95% dos praticantes. Consiste em praticar o skate em obstáculos encontrados nas ruas das cidades, como monumentos, praças, bancos, corrimãos, muretas, escadas, rampas de entrada de garagens, palcos, buracos, barrancos, guard-rails, paredes com inclinação entre 30º e 80º, entre outros.

Também é praticado em Skateparks (pistas de Skate) onde existem rampas que simulam a arquitetura urbana de um modo adaptado ao Skate. No Brasil, segundo informações da Confederação Brasileira de Skate, existem mais de 300 atletas profissionais e mais de 10 mil competidores amadores.

O Park é uma das mais novas categorias, praticada em pistas com grandes dimensões formadas por transições, extensões, rampas retas, morros, curvas e outros obstáculos. Foi popularizada com os X Games e desde 2016 tem seu circuito mundial com o Vans Park Series.

Confira os convocados:

Fonte: Confederação Brasileira de Skate