Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Paralímpico divulga melhores de 2021 por modalidades

Atletismo

09/02/2022 09h34

Melhores do ano

Comitê Paralímpico divulga melhores de 2021 por modalidades

A premiação terá sequência nesta quarta-feira, 9.02, com a divulgação de mais 11 troféus, incluindo o de Atleta da Galera

O Prêmio Paralímpicos, principal premiação do paradesporto nacional e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011, homenageou atletas de 24 modalidades na noite desta terça, 8.02, em cerimônia realizada no São Paulo Expo, na capital paulista. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube do CPB, com a apresentação do jornalista Renato Peters e da velocista Verônica Hipólito, prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Foto: Ale Cabral/CPB

"Este é meu sétimo Prêmio Paralímpicos e, para mim, tem um significado muito importante. Todo ano a minha meta é ganhar esta premiação, porque se eu ganhar é sinal de que fiz um bom trabalho a temporada toda"
Maciel Santos, da bocha paralímpica

A premiação continuará nesta quarta, 9.02, data em que o CPB celebra 27 anos de fundação, com a entrega de mais 11 troféus em evento que também será no São Paulo Expo3, a partir das 19h.

"Merecidíssimos o prêmio a esses 24 atletas. São uma coroação de todo o desempenho e dedicação deles no ano de 2021. Não foi um ano fácil, de pandemia, e ano da principal competição do esporte paralímpico mundial. Em Paris 2024 virão ainda muitas medalhas", disse Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e ex-atleta de altetismo, medalha de ouro nos 200m em Londres 2012 pela classe T45 (para atletas com deficiência nos membros superiores).

A eleição dos 24 vencedores foi feita por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações responsáveis pelas modalidades representadas na premiação.

Os vencedores foram:

Yeltsin Jacques (atletismo)
Vitor Tavares (badminton)
Perla Santos (basquete em cadeira de rodas)
Maciel Santos (bocha)
Fernando Rufino (canoagem)
Lauro Chaman (ciclismo)
Jovane Guissone (esgrima em cadeira de rodas)
Aline Rocha (esportes de inverno)
Raimundo Nonato (futebol de cegos)
José Mario Lima (futebol de PC - paralisados cerebrais)
Leomon Moreno (goalball)
Mariana D'Andrea (halterofilismo)
Rodolpho Riskalla (hipismo)
Alana Maldonado (judô)
Carol Santiago (natação)
Renê Campos (remo)
Gabriel Feitosa (rúgbi em cadeira de rodas)
Nathan Torquato (taekwondo)
Bruna Alexandre (tênis de mesa)
Ymanitu Silva (tênis em cadeira de rodas)
Hélcio Perillo (tiro com arco)
Alexandre Galgani (tiro esportivo)
Jéssica Messali (triatlo)
Edwarda Oliveira (vôlei sentado)

"Este é meu sétimo Prêmio Paralímpicos e, para mim, tem um significado importante. Todo ano a minha meta é ganhar esta premiação, porque se eu ganhar é sinal de que fiz um bom trabalho a temporada toda", afirmou Maciel Santos, da bocha.

"O que mais queria era chegar competitiva em Tóquio. Eu imaginava conquistar uma medalha de ouro, mas três foi incrível. Esse resultado foi só para atestar o trabalho que fizemos. Esse prêmio é muito importante para todo atleta paralímpico", completou Carol Santiago, premiada como a melhor atleta entre todos os nadadores paralímpicos.

Os vencedores que serão anunciados no segundo dia do Prêmio Paralímpicos pertencem às categorias: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino e o "Atleta da Galera". Essa última categoria é a única que terá um premiado escolhido por meio de eleição popular. A votação foi iniciada no dia 1º de fevereiro e será encerrada durante a solenidade.

Nesta edição, os concorrentes do "Atleta da Galera" são: Beth Gomes (atletismo), Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Thalita Simplício (atletismo) e Thiago Paulino (atletismo).

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)