Geral
Jogos Olímpicos
Comitê Organizador de Tóquio 2020 divulga datas do revezamento da chama olímpica
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Helênico anunciaram, na última quarta-feira (12.09), as datas das cerimônias de acendimento e de entrega da chama olímpica, que farão parte do revezamento da tocha olímpica de Tóquio 2020.
A tradicional cerimônia de acendimento da chama será realizada em Olímpia, na Grécia, no dia 12 de março de 2020. No antigo Templo de Hera, uma alta sacerdotisa acenderá a chama usando os raios do sol e um espelho parabólico. A etapa grega do revezamento da tocha terá a duração de oito dias, até 19 de março. Depois disso, a cerimônia de entrega da chama aos representantes de Tóquio 2020 será realizada no Estádio Panatenaico, em Atenas, também no dia 19.
A chama seguirá para o Japão, aonde chega em 20 de março, e será exibida por seis dias na região de Tohoku, nas prefeituras de Miyagi, Iwate e Fukushima, relembrando o terremoto e o tsunami que atingiram a região em março de 2011.
O revezamento da tocha olímpica no Japão terá início em 26 de março, com o tema "Hope Lights Our Way" (A esperança ilumina o nosso caminho, em tradução livre). O percurso irá abranger todas as 47 prefeituras japonesas, com o objetivo de inspirar a nação a se unir em torno de mensagens de apoio, aceitação e encorajamento. O tour segue até 24 de julho, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Programação do revezamento da tocha olímpica:
12 de março: Cerimônia de acendimento em Olímpia
12 a 19 de março: Etapa grega do revezamento (percurso ainda será anunciado)
19 de março: Cerimônia de entrega em Atenas
20 de março: Chama chega ao Aeródromo de Matsushima, em Miyagi
20 a 21 de março: Exibição na prefeitura de Miyagi
22 a 23 de março: Exibição na prefeitura de Iwate
24 a 25 de março: Exibição na prefeitura de Fukushima
26 de março a 24 de julho: Etapa japonesa do revezamento da tocha, a partir de Fukushima
*Todas as datas consideram o horário local
» Confira como será o revezamento da tocha nas cidades japonesas (página em inglês)