Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Organizador de Tóquio 2020 divulga datas do revezamento da chama olímpica

Geral

14/09/2018 17h58

Jogos Olímpicos

Comitê Organizador de Tóquio 2020 divulga datas do revezamento da chama olímpica

Tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, em 12 de março, antes de seguir para o Japão

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Helênico anunciaram, na última quarta-feira (12.09), as datas das cerimônias de acendimento e de entrega da chama olímpica, que farão parte do revezamento da tocha olímpica de Tóquio 2020.

cerimnia_atenas_ed.jpeg
Foto: Roberto Castro/ME

A tradicional cerimônia de acendimento da chama será realizada em Olímpia, na Grécia, no dia 12 de março de 2020. No antigo Templo de Hera, uma alta sacerdotisa acenderá a chama usando os raios do sol e um espelho parabólico. A etapa grega do revezamento da tocha terá a duração de oito dias, até 19 de março. Depois disso, a cerimônia de entrega da chama aos representantes de Tóquio 2020 será realizada no Estádio Panatenaico, em Atenas, também no dia 19.

A chama seguirá para o Japão, aonde chega em 20 de março, e será exibida por seis dias na região de Tohoku, nas prefeituras de Miyagi, Iwate e Fukushima, relembrando o terremoto e o tsunami que atingiram a região em março de 2011.

O revezamento da tocha olímpica no Japão terá início em 26 de março, com o tema "Hope Lights Our Way" (A esperança ilumina o nosso caminho, em tradução livre). O percurso irá abranger todas as 47 prefeituras japonesas, com o objetivo de inspirar a nação a se unir em torno de mensagens de apoio, aceitação e encorajamento. O tour segue até 24 de julho, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Programação do revezamento da tocha olímpica:

12 de março: Cerimônia de acendimento em Olímpia
12 a 19 de março: Etapa grega do revezamento (percurso ainda será anunciado)
19 de março: Cerimônia de entrega em Atenas
20 de março: Chama chega ao Aeródromo de Matsushima, em Miyagi
20 a 21 de março: Exibição na prefeitura de Miyagi
22 a 23 de março: Exibição na prefeitura de Iwate
24 a 25 de março: Exibição na prefeitura de Fukushima
26 de março a 24 de julho: Etapa japonesa do revezamento da tocha, a partir de Fukushima

*Todas as datas consideram o horário local

» Confira como será o revezamento da tocha nas cidades japonesas (página em inglês)

Fonte: Comitê Organizador Tóquio 2020