Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Organizador apresenta mascote dos Jogos Olímpicos da Juventude

Geral

29/05/2018 12h09

BUENOS AIRES 2018

Comitê Organizador apresenta mascote dos Jogos Olímpicos da Juventude

Onça pintada #Pandi ganhou vídeo em que supera diferentes obstáculos até chegar ao Obelisco de Buenos Aires

O Comitê Organizador de Buenos Aires 2018 lançou, nesta terça-feira (29.05), a mascote dos Jogos Olímpicas da Juventude. Inspirada na onça pintada, uma das espécies de gatos selvagens mais emblemáticos do norte da Argentina, a mascote foi divulgada com a missão de inspirar os jovens a adotar o esporte como ferramenta para tornar o mundo melhor, além de conscientizar sobre o risco de extinção da espécie.

A mascote ganhou o nome de #Pandi, com uma "hashtag" no início para demonstrar seu forte perfil on-line. No curta-metragem de animação divulgado, a jovem onça não desiste quando enfrenta desafios ao tentar alcançar as fitas com cores que simbolizam Buenos Aires 2018.

Durante a corrida, utiliza a energia positiva dos esportes encontrados no programa olímpico da juventude para superar todos os tipos de obstáculos. Começa com um movimento de "break", demonstra sua habilidade em saltar sobre vários obstáculos, desafia a gravidade com um salto com vara, e ascende rapidamente como na escalada esportiva. O esgotamento não pode atrapalhar seu objetivo final: alcançar o Obelisco no centro de Buenos Aires, onde ela é abraçada pelas fitas para se tornar a mascote da terceira edição de verão dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Com a perseverança e o espírito festivo que revela ao atingir seu objetivo, #Pandi simboliza o desejo de Buenos Aires 2018, a primeira edição de uma celebração olímpica com rigorosa igualdade de gênero, para servir como uma importante fonte de inspiração para construir um mundo melhor por meio do esporte.

"Como os jovens atletas que dão o melhor de si para se qualificarem para os Jogos, a mascote de Buenos Aires 2018 supera todos os tipos de adversidades para alcançar seus objetivos", disse o presidente do Comitê Organizador de Buenos Aires 2018, Gerardo Werthein. As mascotes olímpicas são embaixadores dos Jogos e desempenham um papel fundamental na divulgação da mensagem do evento e dos valores olímpicos de amizade, respeito e excelência entre diferentes públicos, especialmente crianças e jovens.

A onça-pintada, encontrada na região norte da Argentina, está em grande perigo devido a causas humanas. Várias organizações não-governamentais (ONGs) alertaram sobre o risco de extinção como resultado da destruição de seu habitat natural e da caça. A mascote de Buenos Aires 2018 foi projetada pela agência argentina Human Full Agency. A curta animação foi feita por uma produtora local, a Buda TV.

Fonte: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018