Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Olímpico do Brasil completa 104 anos de história

Geral

08/06/2018 11h36

Gestão

Comitê Olímpico do Brasil completa 104 anos de história

Em mais de um século de história, a entidade contribuiu para a evolução do esporte e o desenvolvimento de atletas

Primeira entidade olímpica fundada na América do Sul, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) completa 104 anos de história nesta sexta-feira (08.06). História que começou antes, em 1913, quando Raul Paranhos, filho do barão do Rio Branco e embaixador do Brasil em Berna (SUI), recebeu convite de Pierre de Coubertin para integrar o Comitê Olímpico Internacional (COI). No ano seguinte, no dia 8 de junho de 1914, dirigentes reunidos na sede da Federação Brasileira das Sociedades de Remo criaram o Comitê Olímpico Brasileiro, chamado de Comitê Olímpico Nacional (CON).

cob_aniversario.jpg
Foto: Heitor Vilela/COB

"Hoje é um dia de celebração. O COB é uma entidade centenária, com uma história repleta de heróis e conquistas memoráveis. É a casa do esporte olímpico brasileiro, e suas portas estão cada vez mais abertas aos nossos atletas, que são a razão do COB existir, e a toda a comunidade esportiva do país. Apesar da longevidade, vem trabalhando intensamente para modernizar sua gestão e seus processos decisórios e de controle. E estamos conseguindo isso, com muito empenho, diálogo e buscando cada vez mais a melhoria de gestão dos recursos em prol dos nossos atletas. Estamos certos de que esse é o caminho para o COB continuar trilhando sua bonita história", afirmou o presidente Paulo Wanderley.

Em mais de um século de história, a entidade vem contribuindo para a evolução do esporte e o desenvolvimento de atletas que representam nossas cores nas principais competições multiesportivas ao redor do mundo. Ao longo desses 104 anos, desde os Jogos Antuérpia 1920 até o Rio 2016, em 22 edições olímpicas, o Brasil conquistou 128 medalhas, sendo 30 de ouro, 36 de prata e 62 de bronze.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

tags: ,