Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comissões técnicas fazem revisão final dos preparativos para os Jogos Pan-Americanos

Geral

07/03/2019 12h13

Lima 2019

Comissões técnicas fazem revisão final dos preparativos para os Jogos Pan-Americanos

As sete torres da Vila Pan-Americana foram concluídas e já teve início o trabalho de paisagismo

 As Comissões Técnicas e de Coordenação da organização Panam Sports fizeram a revisão final dos preparativos para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, entre os dias 4 e 6 de março, na capital peruana. Os líderes do Movimento Olímpico das Américas deixaram o local mais confiantes do que nunca de que os atletas terão todo o conforto necessário no evento, que começa em julho.

A integrante do Comitê Executivo da Panam Sports e do Comitê Olímpico Internacional (COI) Nicole Hoevertsz, de Aruba, disse estar impressionada com o ritmo do progresso na Vila Pan-Americana e nas instalações esportivas que receberão os melhores atletas das Américas. "Para nós, o importante é que os atletas se sintam confortáveis, que se sintam bem-vindos. E acho que este será o seu lar durante os Jogos Pan-Americanos. Atletas de todos os países se sentirão em casa aqui em Lima. Estamos muito felizes ", disse.

#PraCegoVer: Fotografia mostra integrantes da comissão técnica em visita à Vila dos Atletas, em Lima, no Peru.
Foto: Panam Sports/Divulgação

E essa casa está começando a tomar sua forma definitiva. Com pouco mais de quatro meses até o início dos Jogos, estão concluídas as sete torres da Vila Pan-Americana, e está em andamento o trabalho para equipar cada quarto com os elementos essenciais para os atletas. As primeiras etapas do paisagismo também começaram, indicando o rápido progresso do projeto desde o início, em setembro de 2017.

"O progresso da construção é bastante encorajador. Estamos trabalhando no gramado e terminando o exterior do edifício. O prédio em si está feito e os testes serão feitos em breve, então isso é muito bom. Entramos nesses prédios e eles são funcionais e de boa qualidade. Quando chegarmos aos Jogos, em julho, tudo será fantástico ", disse Eric Myles, diretor de esportes do Comitê Olímpico Canadense e membro da Comissão Técnica da Panam Sports.

Mas a Vila dos Atletas não é o único lugar que avançou grandes passos na capital peruana. As Comissões Técnica e de Coordenação da Panam Sports também visitaram os complexos esportivos de Villa Maria del Triunfo e VIDENA, que receberão vários esportes durante os Jogos Pan e Parapan-Americanos.

Em cada um desses lugares, a qualidade do trabalho realizado é claramente visível. Mais importante ainda, os tribunais e locais de competição já foram estabelecidos para a maioria dos esportes, com detalhes finais que incluem assentos, o entorno e as comodidades que agora começam a tomar forma.

"Acho que outros membros da Comissão que não estiveram aqui por um tempo não iriam acreditar na transformação em termos de conclusão do trabalho. Em primeiro lugar, começando pela Vila: quando começou no final de 2017, muitas pessoas disseram 'isso não vai acontecer, não poderão concluir a tempo'. Mas nessas visitas vimos o progresso", disse Keith Joseph, presidente da Comissão de Coordenação de Lima 2019 e secretário-geral do Comitê Olímpico de São Vicente e Granadinas. "Estivemos aqui em janeiro, e agora, menos de três meses depois, é surpreendente entrar e sentir que está quase pronto para ocupação. Certamente os atletas ficarão muito satisfeitos ", concluiu Joseph.

#PraCegoVer: Fotografia mostra estádio de atletismo em construção para os Jogos Pan-Americanos.
Foto: Panam Sports/Divulgação

Os líderes esportivos das Américas não foram os únicos que ficaram impressionados com o progresso observado nos locais. Ximena Restrepo, bronze no atletismo em Barcelona 1992 e a primeira mulher na história da Colômbia a levar uma medalha olímpica, disse que os atletas terão as melhores condições para competir em Lima 2019, especialmente no estádio de atletismo do complexo VIDENA.

"Esta é a primeira vez que venho ver o Estádio de Atletismo, e achei muito bonito. Estou muito satisfeita, gostei de tudo que vi. Acho que tudo está indo em um bom ritmo, mas temos que continuar trabalhando duro. As instalações em si estão muito avançadas ", disse Restrepo.

Após as inspeções do local, a Comissão de Coordenação se reuniu para revisar os avanços, tudo o que resta cumprir e os pontos que serão essenciais para organizar Jogos de sucesso. Os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 começarão com a Cerimônia de Abertura em 26 de julho e terminarão com a Cerimônia de Encerramento em 11 de agosto.

Fonte: Panam Sports